Carolina Maria de Jesus
Personagens principais Ela escreve seus diários como forma de escapismo e de denúncia social, relatando como é o cotidiano da favela, com os problemas da miséria, da violência e da fome.
"Favela", "fome", "sofrimento" são referências constantes em suas publicações e em seus escritos. O seu "estranho diário", como nomeava seus cadernos, era o suporte material pelo qual Carolina constituía sua "pessoa" pelo trinômio "mulher", "preta", "pobre" atravessando relações de gênero, raça e classe social.
Como distinguir discurso direto, indireto e indireto livre
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...