Flipendo é um feitiço que tem como utilidade o impacto de pouco efeito gerado pela ponta da varinha. Ele é muito utilizado no primeiro ano em Hogwarts por primeiranistas para terem seu primeiro tipo de contato com feitiços deste gênero.
Hermione recebeu o vira-tempo de Minerva McGonagall no começo do livro, embora isso seja descoberto apenas nas páginas finais do mesmo. Para ter a posse de um Vira-Tempo não é necessário ser um sangue puro, e nem para poder voltar no tempo com ele.
Avada Kedavra
“Porque ele tinha a pedra da ressurreição”. “Porque Voldemort matou só o pedaço de alma dele mesmo”. “Porque ele aceitou a morte”. ... Basicamente lá em Cálice de Fogo, quando Voldemort se utilizou do sangue de Harry para ressuscitar um corpo físico para si, ele matou Harry à vida enquanto ele próprio estivesse vivo.
A Maldição Imperius (Imperio,) é uma ferramenta das Artes das Trevas e uma das três maldições imperdoáveis. É uma das magias mais poderosas e sinistra conhecidas no mundo bruxo.
As três maldições que são classificadas como Imperdoáveis são, Imperio, Crucio, e Avada Kedavra. Olho-Tonto Moody apresenta a Harry e sua turma a essas maldições no livro quatro.
O único outro criador conhecido dele era Lord Voldemort. Na verdade, Voldemort criou sete Horcruxes. Horácio Slughorn mencionou que o destino daqueles que usaram Horcruxes para sobreviver era algo que só que alguns iriam preferir, que sugeriu que alguns outros tinham criado suas próprias Horcruxes.
Segundo Alvo Dumbledore, Voldemort resolveu fazer seis horcruxes, tendo dividido sua alma em sete partes (já que um pedaço permanece no corpo da pessoa, o pedaço "matriz") escolhendo este número por ser considerado o número mágico mais poderoso.
As horcruxes guardam pedaços de almas de bruxos que não temem em usar magia negra, podendo matar uma pessoa para que isso aconteça. Voldemort foi capaz disso, tendo ao todo 7 horcruxes feitas durante toda sua vida.
Voldemort não fez o ritual correto pra transformar Harry em um Horcrux. Quando seu corpo foi destruído, um fragmento de sua alma se separou porque ela já estava instável àquela altura.
Harry era, de certa forma uma Horcrux, mas Voldemort nunca teve a intenção de fazê-lo. Naquela noite, ele queria matá-lo para evitar um perigo futuramente, uma vez que ele soube o que dizia a profecia (o início, pelo menos). Ele hesitou em matar Lílian Potter a pedido de Severo Snape, e não para poupar mais uma morte.