Quais são os tipos de sapatas de fundação?
Sapata associada É aquela comum a mais de um pilar. ... Esse tipo de fundação é dividido em sapata associada retangular, alavancada e trapezoidal. Tanto a retangular quanto a trapezoidal são sapatas geralmente utilizadas em divisas, quando o espaço é menor que a dimensão da mesma.
De simples execução e baixo custo, fundação radier é indicada para a construção de casas térreas e pequenos edifícios. O radier é um tipo de fundação superficial na qual toda a carga da edificação é transferida para uma laje maciça de concreto.
10 cm de espessura
O radier é uma estrutura contínua de concreto armado, em formato de laje, instalada sobre o solo. A sapata, isolada, é um bloco de concreto armado construído diretamente dentro de uma escavação, e pode ser contínua – acompanhar todo o comprimento da parede, em formato de vigas que sustentam o imóvel.
A principal diferença entre o baldrame e a sapata é que o baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. ... A sapata corrida é contínua, isto é, percorre todo o comprimento da parede.
Radier Estaqueado é aquela fundação profunda em que todos os componentes individuais, como o bloco de coroamento (ou radier), as estacas e o solo circundante, são considerados na interação mútua para resistência aos esforços provenientes da superestrutura.
Com projeto na mão a fundação para casa térrea ou sobrado de aproximadamente 150 m2 deve ficar pronto no máximo em 30 dias, considerando períodos sem chuvas.
Fundações superficiais. Quando a profundidade de escavação é inferior a 3 m e o peso (carga) é leve. É o tipo de fundação utilizado na construção de casas, sobrados, etc. Possuem baixo custo de execução, devido ao menor consumo de material e por não ter a necessidade de maquinário para a realização das escavações.
O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Mas, claro, isso depende de como ele é feito e quais materiais são usados, além de qual é a periodicidade de manutenção da construção.