Os estalos nas articulações, cientificamente conhecidos como crepitação articular, normalmente acontecem devido ao atrito entre os ossos, que tem tendência a acontecer quando existe uma diminuição na produção de líquido sinovial na articulação.
Aquele barulho vindo de seus joelhos quando você se agacha, pode ser enervante ou preocupante… “Mas se não for acompanhado por dor, desconforto ou inchaço, não há necessidade de se preocupar com isso”, afirma o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.
Alguns estalos no joelho podem não significar muita coisa, apenas vácuo. Se o seu joelho estala quando você se levanta, agacha, ou realiza algum movimento saiba que são três os principais motivos do problema. A boa notícia é que a primeira causa significa apenas que houve escape de gases/vácuo e não há nada mais grave.
Como forma de tratamento, é recomendado o uso de compressas frias ou quentes; a realização de exercícios físicos leves; a ingestão de inflamatórios, através de orientação médica e cirurgia para colocação de prótese no joelho.
O joelho rangendo surge durante os movimentos de dobrar as articulações. De forma geral, o rangido no joelho surge em momentos em que o indivíduo dobra as articulações. Como ao se agachar, subir escadas ou correr. Em alguns casos, no entanto, até mesmo durante a caminhada leve, os sons e sensações aparecem.
A rigidez é comum com artrite. A rigidez matinal ocorre normalmente com a artrite reumatoide e outros tipos de artrites inflamatórias e diminui gradativamente com atividade após uma hora ou mais. Geralmente, a rigidez que piora com o passar do dia não é causada por inflamação.
"Eles podem ser um dos sinais de uma lesão na cartilagem conhecida como condromalácia ou condropatia. Geralmente, os sintomas dessa lesão são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho e dor atrás da patela", aponta Medeiros.
Manter os músculos forte e flexíveis é a melhor maneira de aliviar a dor e prevenir lesões futuras. Para isso, faça exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho.