A vitória bolchevique pode ser explicada do ponto de vista logístico e estratégico. O fato de o Exército Vermelho controlar territórios centrais na Rússia garantiu-lhes uma vantagem importante: a locomoção das tropas e dos recursos era mais simples e rápida.
Eles tomaram o poder que antes era dominado pelos Mencheviques. Os Bolcheviques assinaram um tratado que levou á saída da Rússia da Primeira Guerra e eles nacionalizaram os bancos para impedir a entrada de capital estrangeiro e investimentos privados na economia.
a) O chamado Comunismo de Guerra foi uma estratégia usada pelos bolcheviques durante a guerra civil, ocorrida após a Revolução Russa de 1917. Baseava-se na permissão de todas as forças produtivas do país deveriam mobilizar-se para combater as tropas estrangeiras e russos que fossem contra a revolução.
O Comunismo de Guerra pautava-se na permissão de que todas as forças produtivas do país deveriam se orientar no sentido de combater os inimigos do povo, ou seja, o Exército Branco e tropas de ocupação estrangeiras.
O chamado "comunismo de guerra" foi uma tática que os bolcheviques adotaram no contexto de uma guerra civil que ocorreu na Rússia após a Revolução Russa, em 1917. ... Não se tratava de um sistema comunista como sugere o nome, mas sim um sistema que visava a garantir reformas no capitalismo.
Desde que a Rússia passou pela Revolução Russa, em 1917, o Comunismo ganhou notória força nos discursos por todas as partes do planeta. ... Os Estados Unidos representavam e defendiam a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética representava e defendia a propagação da ideologia comunista.
Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
Em 26 de dezembro de 1991, a União Soviética foi oficialmente dissolvida, sendo sucedida por quinze países, terminando assim o Estado maior e mais influente do mundo comunista, e deixando a República Popular da China, com essa posição.