A porção que se estende entre os 100 milhões de anos e os 65 milhões de anos, denomina-se de Cretáceo Superior. Nesse caso, houveram importantes acontecimentos no planeta Terra, como a proliferação de espécies de plantas, com a evolução de terem flores e frutos, em vários locais.
Páginas na categoria "Dinossauros do Cretáceo"
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
Estas criaturas são da época dos dinossauros
O primeiro dinossauro a ser descrito foi o megalossauro, em um trabalho publicado por William Buckland em 1824, apesar de que o naturalista Gideon Mantell já havia descoberto, em 1822, o fóssil de um iguanodonte, mas somente publicou a descrição em 1825.
Eles acreditavam que o passado da Terra havia sido marcado por fenômenos impensavelmente violentos, que hoje não ocorrem mais nas mesmas proporções. Havia erupções vulcânicas violentas, terremotos homéricos e inundações – incluindo, é claro, o dilúvio de Noé, relatado na Bíblia.
Um grupo de pesquisadores nos EUA encontrou a prova definitiva do que causou a extinção em massa dos dinossauros. Para eles, como é amplamente defendido dentro da comunidade científica, a causa foi a queda de um asteroide na Terra.
Desde que uma cratera gigantesca foi descoberta na Península de Yucatán, no México, no começo dos anos 1990, cientistas têm afirmado que o choque de um asteroide com a Terra, há 66 milhões de anos, foi a causa da extinção dos dinossauros e de quase toda forma de vida no planeta.
Antes de mais nada, é bom dizer que os dinossauros sumiram do mapa há 65 milhões de anos. Eles viveram durante a Era Mesozóica (230 a 65 milhões de anos atrás) e dominaram o ambiente terrestre durante os períodos Jurássico (160 a 110 milhões de anos) e Cretáceo (110 milhões a 65 milhões de anos).
Península de Iucatã, México O impacto provocou a destruição dos ecossistemas de todo o mundo, dando um fim repentino e trágico à Era Mesozoica: a dos dinossauros. Por milhões de anos após o impacto, apenas animais pequenos sobreviveram.
Diversas teorias tentam explicar a extinção K-Pg, sendo que a mais aceita atualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteroide com a Terra.
A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros está ligada à queda de um meteoro de 14km de diâmetro que atingiu península de Yucatán, no México. O impacto abriu uma cratera de 180km. ... São as consequências da batida do meteorito que explicam a morte dos grandes répteis.
65 milhões de anos
Alguns cientistas acreditam que a extinção dos grandes répteis não aconteceu com a queda do meteoro, mas sim por mudanças gradativas do clima que sucedia naquele período. ... A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.
A hipótese mais frequente sobre os beneficiados pela extinção dos dinossauros diz que os mamíferos, até então pequenos animais noturnos que viviam nas margens do planeta, aproveitaram as vagas deixadas pelo asteroide para ocupar seus nichos ecológicos, crescer e se diversificar.
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.
No período Triássico (de 208 a 245 milhões de anos atrás), os répteis começaram a se diversificar e dar origem aos primeiros dinossauros. Muitos especialistas sugerem que os primeiros dinossauros eram carnívoros e predadores, passando, após alguns milhares de anos, a preferir uma dieta vegetariana.
É que todos os continentes atuais estavam unidos em uma única massa gigante de terra, a Pangeia. Nesse megacontinente, o Brasil ficava mais ao sul do planeta. Os dinossauros habitaram a Terra na era Mezosoica, que é dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. ... Então, muita coisa mudou ao longo dessa era.
“No Brasil, há poucas rochas sedimentares do Jurássico. Havia grandes desertos que poderiam limitar a distribuição geográfica dos dinossauros e, consequentemente, diminuir o processo de fossilização desses animais nas rochas sedimentares”, explica Bittencourt.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. ... Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
titanossauros
Segundo pesquisadores, o animal fossilizado era um réptil que viveu na região no período Permiano da Era Paleozóica, há cerca de 280 milhões de anos – ou antes dos dinossauros. ... De acordo com o estudo, o Karutia fortunata era um réptil pequeno, parecido com um calango, parente distante dos lagartos e crocodilos.
O estudo recente comprovou que, na verdade, a criatura que conquistou esse posto é o Argentinossauro, herbívoro que viveu cerca de 90 milhões a 100 milhões de anos atrás. A descoberta do dinossauro aconteceu ainda no início dos anos 1990, quando diversos ossos gigantes foram encontrados na Argentina.