Como fazer o C9 no violão:
Sol Maior com Sétima (G7) - Violão.
Eu vi em um app em inglês para tablet que o acorde G7 era chamando de "Sol dominante com 7a." e era tocado com G na mão esquerda e B - F - G na mão direita. No curso aqui na MusicDot, aprendi que esse acorde - se estou correto - seria um "Sol maior com 7a. menor" e seria composto pelas notas G - B - D - F.
G7 = G + 7 Ao acrescentar a 7ª no acorde nós temos quatro sons, ou seja, o acorde passa a ser uma tétrade e não mais uma tríade.
No teclado fica assim: Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde. Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol. Teremos então a nota sol.
Para formar os acordes contendo a 9ª acrescentada é muito simples: apenas adicione o nono grau ao seu acorde. No caso, normalmente usamos o 2º grau em vez do 9º apenas para facilitar a execução. Aqui no Brasil é mais comum encontrarmos cifras com 9ª do que “add2”.
#1 – SÉTIMA MAIOR Por exemplo, se você tem o acorde de G (sol maior) a tônica é o que dá o nome ao acorde, neste caso o sol. Ao diminuir um semitom da nota sol vamos encontrar a sétima maior, ou seja, a nota fá#.
O acorde de sétima é qualquer acorde que possua uma sétima (três terças sobrepostas), ele sendo: maior, menor, diminuto, Aumentativo ou suspenso. Também pode ser chamado de tétrade (Tríade+7) quando há quatro notas diferentes, que se chamam fundamental, terça, quinta e sétima.
Para montar um acorde com sétima usaremos sempre a tríade do acorde que queremos transformar em acorde com sétima. No exemplo do acorde de C teremos as notas C – E – G formando sua tríade. Acrescentando a sétima nota ficaremos então com C – E – G – B que são as notas que formam o acorde de C7M.
A sétima maior está meio-tom abaixo da tônica, se a tônica for a nota dó a sétima maior é a nota si. A sétima menor está um tom abaixo da tônica, se a tônica ainda for a nota dó a sétima menor será a nota sib.
Isso mesmo, três notas, Dó, Ré e Mi. Porém é preciso classificar as terças, já que elas podem ser maior ou menor. Para representar o intervalo de terça usamos o número 3, e logo depois o “m”, se for um “M (maiúsculo)” significa que é maior e “m (minúsculo)” que é menor.
Então, recapitulando o que vimos aqui hoje: O que diferencia um acorde maior de um acorde menor é a sua terça; Usamos a escala maior para montar os acordes maiores e a escala menor para montar os acordes menores; Essa regra de terça maior e terça menor vale para tríades e tétrades.
O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10 semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior.
Simplificando, há um intervalo de um tom e meio entre a tônica (nota fundamental) e a terça menor, outro intervalo de um tom e meio entre a terça menor e a quinta bemol (ou quinta diminuta) e de dois tons entre a quinta bemol e a sétima menor.
Acorde meio diminuto símbolo Um exemplo de acorde meio diminuto representado por cifra seria: Cø. Então, sempre que você vir um letra seguida do símbolo “ø”, esse se trata de um acorde meio diminuto. Bø: B, D, F, A.