Para que serve o sensor de temperatura? Tal sensor afere constantemente a temperatura do motor. É graças a a esse monitoramento que, caso ocorra um superaquecimento, em geral provocado pelo vazamento do fluido de arrefecimento, as advertências no painel de instrumentos são imediatamente acionadas.
Leitor do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro de temperatura sobe e desce: vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não.
A aplicação do cebolão do carro é diretamente no sistema de arrefecimento. Ele controla se o eletro-ventilador vai ligar ou desligar, e em qual velocidade. Esse eletro-ventilador é que resfria o radiador, que resfria a água, que resfria o motor. É esse o ciclo.
Superaquecimento. O superaquecimento é um dos problemas mais temidos entre os motoristas. No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador.
A velocidade instantânea digital é imprescindível pra mim. Agora, o fato de mostrar 90 graus não exclui o superaquecimento, pois ele mostra só de 5 em 5 graus. 90 pode não significar exatamente 90, mas 92 ou 93. O sistema de arrefecimento é sempre super dimensionado, então pode pisar fundo em qualquer situação.
O líquido de arrefecimento tem por função arrefecer o motor, ou seja, mantê-lo na temperatura de trabalho ideal, que no caso é 90 °C. Se a água passar dos 100 °C evaporará, e a alta temperatura fundirá o motor. Portanto o líquido de arrefecimento evita a ebulição precoce da água e também evita o congelamento da água.
Hyundai HB20: Verificação do nível do líquido de arrefecimento
No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação. Neste caso é considerado comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana.
Eles têm como objetivo resfriar o calor do líquido do arrefecimento. As temperaturas que um automóvel funciona são altas e podem chegar até 3.
Manter o controle da temperatura do motor em funcionamento é muito importante. No caso dos motores diesel, o ideal é que eles operem entre 85 ºC e 95 ºC. Para que esse limite seja mantido, existem diversos mecanismos e componentes que devem ter monitoramento constante.
No scanner a temperatura que a ventoinha liga é por volta de 97º.
Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água. ... A válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C).