Bom, a repetição do R num poema compreende um recurso estilístico provoca a denominada figura de linguagem dos sons: a Aliteração, onde a mesma repetição de consoantes no meio da palavra busca reproduzir sons, e assim, provocam uma espécie de trava-línguas em decorrência de sua difícil e complicada pronúncia.
A Repetição fora da Literatura é conhecida como “Redundância” ou “Pleonasmo Vicioso” e é um erro, um vício de linguagem. É dizer a mesma coisa duas vezes. É a repetição de algum termos ou ideia na frase. Portanto, é necessário evitar.
Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. ... É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.
Palavras sinônimas - duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: ... Palavras homônimas - duas ou mais palavras apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes.
Qual a diferença entre redundância e pleonasmo? A redundância nada mais é do que fazer uma repetição desnecessária, dizendo a mesma coisa duas vezes. ... O pleonasmo é uma repetição enfática, feita de propósito pelo autor.
No contexto de Tecnologia da Informação, redundância é a duplicação de componentes essenciais que aumentam a confiabilidade e segurança de determinado sistema, assim como sua disponibilidade.