A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.
A psicanálise é uma das formas de epistemologia convergente. Já a epistemologia convergente aborda os conhecimentos que envolvem a Psicogenética, Psicanálise e a Psicologia Social. Esse tipo de meio epistemológico foi desenvolvido pelo psicopedagogo Jorge Visca.
O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. ... O alcance do conhecimento e as fontes da crença justificada.
A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento é uma das áreas da filosofia que estuda o conhecimento. A epistemologia estuda a formação do conhecimento, a diferença entre ciência e senso comum, a validade do saber científico, dentre outras questões.
epistemológicas são apresentadas de modo a fornecer um leque de possibilidades interpretativas, contextualizadas em relação às problemáticas educacionais contemporâneas, de forma a atualizar a importância de autores e teorias clássicas no entendimento de problemas educacionais, filosóficos e sociológicos atuais, como: ...
Entre as correntes epistemológicas mais importantes estão o ceticismo, o dogmatismo, o racionalismo, o relativismo ou o empirismo. A epistemologia é o ramo da filosofia responsável pelo estudo do conhecimento como um fenômeno.
O sujeito epistêmico é um sujeito social, que compartilha e debate hipóteses", conclui. Outra concepção diretamente derivada da obra de Jean Piaget é a noção de que, se todos têm as mesmas possibilidades de construir conhecimento, então todos podem aprender.
A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas(produtivas ou criativas), as ciências práticas e as ciências teoréticas.
Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.
A própria Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo do conhecimento geral e da natureza; A Epistemologia: responsável pelo estudo do conhecimento científico e da natureza; A Metodologia Científica: trata dos processos lógicos para a aquisição do conhecimento científico.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.
Explicação: As principais questões tratadas nessa obra são a distinção do conhecimento e da crença verdadeira, uma busca de um fato para justificar uma prova, Sujeito e objeto, a possibilidade do conhecimento, racionalismo crítico e materialismo dialético, empirismo, o ceticismo critico e absoluto, dogmatismo.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade (as coisas, os fatos, os fenômenos) com que coexistimos. O homem só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-lo.
Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito. Para ajudar você a entender a diferença entre cada categoria, nesta postagem, vamos conceituar e exemplificar os tipos de conhecimento.
Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. ... O conhecimento intuitivo tem como principais caracteristicas em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.
Nossas fontes de conhecimento são várias: temos nossos sentidos, o raciocínio lógico, os testemunhos e o insight racional. Essas são apenas algumas fontes de conhecimento. Os nosso sentidos funcionam como interpretadores da realidade e mostram o mundo real, caracterizando a mais primitiva forma de obter conhecimento.
Qual é a fonte do conhecimento, ou como conhecemos? Há duas respostas possíveis: a razão e a experiência. Essas duas fontes dão origem às seguintes correntes: Racionalismo: acredita que a verdade só pode ser alcançada pela razão humana.
Constituem fonte primária os documentos adquiridos pelo próprio autor da pesquisa. ... Um objeto histórico que não teve nenhum tipo de contato anterior também é considerado uma fonte primária. Para isso ele deve ter sido uma fonte em primeira mão sobre passado, por exemplo, pergaminhos, artefatos e etc.
São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento: a) Física e Metafísica.
Os principais problemas da teoria do conhecimento são: A possibilidade do conhecimento. A origem do conhecimento. O limite do conhecimento.
Resposta: teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos.
"Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos" Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial. ...