Irradiação. Outra forma de transmissão de calor é a propagação de energia térmica. Dessa maneira, não há necessidade de um meio material para acontecer o transporte, pois o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas. Exemplo: forno microondas.
Condução: Transferência de calor através da vibração molecular, a energia térmica é transportada molécula a molécula sem movimento relativo destas molécula, ou o mesmo, as moléculas permanecem fixadas em suas posições (sem mobilidade), neste caso é necessário o suporte material.
Transmissão de Calor Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. A distinção fica mais clara pelo seguinte exemplo.
Por ser uma grandeza física, temperatura, ela é uma medida objetiva, já a sensação térmica, por outro lado, não é tão objetiva assim. A sensação térmica pode ser definida como a temperatura que nós sentimos.
Se a umidade é baixa, a sensação térmica vai na mesma direção. Segundo a calculadora do serviço nacional de previsão do tempo dos EUA, se a temperatura estiver em 42ºC e a umidade em 38%, a sensação térmica será de 52ºC.
Assim, observamos que a sensação térmica não é uma boa medida para quente e frio e por isso é necessário um instrumento que meça temperatura. ... Até o século XVIII não existia maneira de se medir corretamente diferentes graduações de frio e quente, apenas havia sensações de um corpo mais frio do que outro.
Podemos afirmar que fatores como dor, pressão, frio e adjacentes são exemplos de medição de sensação térmica.
Em situações de baixa temperatura, o vento influencia mais no desconforto térmico, pois ele remove continuamente a camada de ar quente que envolve nossa pele e que funciona como um isolante. Como estamos mais quentes que o ambiente, começamos a ceder calor para o meio mais rapidamente dando aquela sensação de frio.
Resposta. Resposta: A temperatura é fixa, mas alguns fatores como a velocidade do vento e a umidade do ar podem nos passar a impressão de estar mais frio ou calor. Isso se chama sensação térmica.
Hipertermia e hipotermia Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.