Podia: Pretérito Imperfeito, uma ação ocorrida no passado mas não concluída até o momento da fala. Ex: Naquele dia ela não podia sair de casa. Poderia - Futuro do pretérito, uma ação que era para ocorrer no futuro mas é dependente de algum acontecimento passado.
Deveria corresponde à conjugação do futuro do pretérito do modo indicativo. Esse tempo é usado para expressar ações que poderiam ter acontecido no passado, mas que por um motivo ou outro não aconteceram, são ações não concluídas, possibilidades. ... - Eu devia muito ao banco até ano passado.
Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
substantivo deverbal Conseguido; ação de poder, de conseguir, de ter capacidade ou oportunidade para realizar alguma coisa: queria ter podido estudar mais; é triste que eles não tenham podido acabar com a guerra. Ação de ser ou de estar autorizado para: estava decepcionado por não ter podido terminar a prova.
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.