O markup é um índice usado para a formação do preço de venda, sempre aplicado sobre o custo dos produtos. Basicamente, depois de identificar o custo da unidade, soma-se uma margem de lucro. Nessa conta, é preciso lembrar de incluir as despesas, os impostos e todos os demais encargos que incidem na venda.
Ora, a diferença entre os conceitos é simples: o markup é uma função do custo enquanto a margem de lucro é uma função do preço. ... Imagine, por exemplo, que numa negociação o fornecedor informe que o produto dele oferece uma margem de 20% e custe R$ 65,00.
Markup = 100 / 100 – (CF + CV + ML) São aqueles que variam de acordo com o nível de produção ou vendas, ou seja, que incorrem junto com elas. Ex.: Comissão de vendedores, matérias-primas, impostos sobre vendas etc. É a parcela que se espera de lucro sobre o preço de venda unitário.
Markup é um índice utilizado na formação do preço de venda de um produto ou serviço, que aparece na definição do seu custo. ... Um exemplo disso é o custo com fornecedores, um elemento decisivo para determinar o quanto um produto ou serviço custa para ser colocado à venda.
O mark-up será a a margem que resultou dessa conta e será aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), sendo que a soma deles resultará no preço de revenda da peça. Assim, para encontrar o mark-up, a fórmula a calcular é: Markup = 100 / 100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro presumido).
Os percentuais são aplicados do Markup Divisor, na fórmula:
Planilha Simulador de Margem e Mark-Up no Excel
A fórmula para se chegar ao markup é a seguinte: