Laje nervurada é um tipo de laje maciça feita com nervuras de concreto interligadas entre si por uma capa ou mesa de compreensão. Ela é recomendada para obras com grandes vãos, maiores que 5 metros. Além de proporcionar uma bela estética, a laje nervurada usa menos concreto, o que traz economia para a obra.
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
Espessura mínima para laje nervurada Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.
A espessura da laje e da nervura também é determinada pela dimensão da fôrma. Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.
Para calcular a laje alveolar em balanço deve-se levar em consideração fatores no dimensionamento das armaduras negativas, sendo eles o vão do balanço, pois é o vão que irá definir o momento negativo, e o momento de desprotensão, pois a laje alveolar é um elemento protendido e quando é realizado a desprotensão as ...