A Cânula de Guedel, ou Cânula Orofaríngea, serve para manter aberta a via aérea superior em pacientes que estão inconscientes ou com um nível de consciência baixo. O equipamento não permite que a base da língua obstrua a orofaringe, sendo assim, possibilita uma melhor oxigenação.
Considerando o exposto, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina conclui que a Equipe de Enfermagem, quando devidamente capacitada, tem competência para colocar cânula orofaríngea/cânula de Guedel, preferencialmente com amparo de protocolo institucional.
COMO COLOCÁ-LA? Insira o dispositivo com a concavidade para baixo com cuidado para não empurrar a língua para trás, o que poderia bloquear a via aérea; Uma forma alternativa e uma das mais utilizadas é colocar de maneira invertida, ou seja, com a concavidade voltada para cima.
2.
Tem como função principal manter a língua distante da parede posterior da faringe ou para proteger o tubo endotraqueal da compressão dos dentes.
Divisões da via aérea: a) Via aérea superior: estruturas localizadas fora da cavidade torácica, incluindo o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar.
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
As vias aéreas superiores são formadas pelas: fossas nasais, faringe e laringe. As vias aéreas inferiores são formadas pela: traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Os três últimos localizados nos pulmões.
Pode ser dividida anatomicamente em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
As infecções respiratórias altas são as mais comuns e costumam ser contagiosas, principalmente as causadas por viroses, que são facilmente propagadas em locais com aglomerações de pessoas, como escolas, creches ou no ônibus, por exemplo.
O tratamento da infecção respiratória depende da sua causa e da gravidade da infecção. Assim, geralmente, é indicado repouso, uso de analgésicos e antitérmicos, como Dipirona ou Paracetamol, e bastante hidratação ao longo do dia.
13 dicas que funcionam de verdade para evitar problemas respiratórios