Assinale a alternativa correta: Quando o indivíduo não distingue certas cores, é portador de: ( ) Astigmatismo ( ) Miopia ( ) Hipermetropia ( ) Daltonismo. O aumento da pressão intraocular conhecida como: ( ) Catarata ( ) Conjuntivite ( ) Glaucoma ( ) Xeroftalmia.
O daltonismo é uma condição hereditária, presente em cerca de 4% da população mundial e atinge 20 vezes mais os homens do que as mulheres. Na maior parte das vezes, as pessoas com daltonismo podem ver vermelho e verde como tons de amarelo, laranja e bege. As cores azuis também são percebidas de forma diferente.
Apesar de não reconhecerem as cores, esses motoristas conseguem identificar em um semáforo qual está mais brilhante por causa do contraste. A dificuldade é que, no período noturno, o daltônico não enxerga todo o equipamento, mas apenas a luz, sem um referencial se é a que está em cima (vermelha) ou embaixo (verde).
Pessoas com cegueira total para cores não enxergam nada. A maioria dos daltônicos com dificuldade para distinguir o verde e o vermelho enxergam o número 5. Pessoas com visão normal ou com cegueira total para cores não distinguem nada. Tricromatas – Podem ter dificuldade para enxergar o verde e suas nuances.
Ao invés de enxergar verde, o indivíduo com deuteranopia vê marrom. Quem tem esse tipo de daltonismo tem percepção alterada das cores azul e amarelo. O azul passa a ser visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e a cor laranja não é percebida.
As pessoas que possuem esta alteração na visão não conseguem identificar uma ou mais cores. Um daltónico não vê o mundo com a mesma paleta cromática de alguém com visão normal. “Esta condição resulta de um deficiente funcionamento ou ausência das células que, na retina, são responsáveis pela deteção da cor: os cones.
Existem três tipos de daltonismo. São eles: protanopia, deuteranopia e tritanopia. A protanopia tem como característica a diminuição ou ausência total do tom vermelho. Assim, a pessoa sente dificuldade em enxergar tons em marrom, verde ou cinza.
“O gato enxerga no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que os humanos, e isso se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro”, ressalta Machado.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.
De fato, a aparência dos gatos é uma parte muito importante de sua linguagem corporal e, com isso, eles podem transmitir muitas coisas. Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado.
Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você
Ronronar é o som que os gatos usam para expressar carinho aos seus donos. ... Quando os gatos ronronam, também demonstram alegria e é uma forma de dizer que se sentem felizes e seguros com seu dono. Com certeza você costuma sentir esses sons quando o gato deita no seu colo ou quando você faz carinho nele.
Separamos cinco dicas para melhorar a comunicação!
Uma das formas mais certas de saber o estado emocional do gato é olhando para a sua cauda. Quando estão nervosos ou assustados, a sua cauda costuma ficar eriçada e maior. Em contrapartida, se o seu gato se aproxima e levanta a cauda e torce a ponta quando se esfrega em você, significa que ama realmente você.
Como a maioria dos animais de estimação, gatinhos também demonstram diversas emoções e sentimentos com o rabo. Se o seu pet balança sua cauda com bastante velocidade, é sinal de ele gosta muito de você. Eles também costumam curvar a ponta do rabo quando estão felizes e contentes.
Quando o teu gato é feliz, com frequência pode manter a cabeça para cima e a cauda erguida nessa direção com a ponta um pouco dobrada. ... Se as suas pupilas se dilatarem significa que está muito feliz. A vontade de brincar e parecer muito concentrado enquanto o faz, são indicadores de que o animal está contente.
Os sintomas que você deve atentar: estão arfando, respirando com a boca aberta, tosse, chiado, ruídos respiratórios anormais, respiração fora do padrão.
Se seu pequeno morreu em casa, você pode entrar em contato com uma Clínica Veterinária, onde os procedimentos serão adequados para manter a saúde pública . Se não for possível ir a uma Clínica Veterinária, entre em contato diretamente com o Centro de Zoonoses (CCZ) da cidade.
Facilite as necessidades do gato. Minimize o desconforto do gato aproximando a caixa de areia e as tigelas de ração e água da área de descanso dele. Às vezes, nem mesmo a proximidade pode ser suficiente. Monte uma tipoia com uma toalha ou uma manta para ajudar o gato a ficar de pé.
Como é o processo natural? A ideia de que o gato some quando vai morrer pode ser facilmente desmitificada porque boa parte dos felinos morrem em seus lares. ... Sendo assim, é quase impossível um gato sumir apenas porque a hora dele chegou. Entretanto, os bichanos costumam se esconder quando estão fracos.
O comportamento de um gato doméstico é muito mais parecido ao de um leão que o do cachorro com um lobo, por exemplo. Isso porque gatos são muito territorialistas, aventureiros e curiosos. Frequentemente, somem porque estão explorando seu “reino”.
Gatos não podem ficar sem comer por mais de 48 horas. Que alguns gatos são bem exigentes e dão trabalho na hora de comer quase todo mundo já sabe. Mas é importante não os deixar sem se alimentar por muito tempo, pois o jejum prolongado é prejudicial à saúde dos bichanos.