EQST

Quando O Atestado Mdico No Aceito?

Quando o atestado médico não é aceito?

O atestado válido só pode ser recusado se contrariado por junta médica. Caso a empresa suspeite de fraude, poderá solicitar esclarecimentos às autoridades médicas, que deverão prestá-las, pois a prática de atestado falso é crime e pode implicar em demissão por justa causa.

Qual é o prazo máximo para apresentar um atestado médico na empresa?

Mesmo a legislação trabalhista não fixando um prazo máximo para a entrega do atestado médico, entende-se que é correto fazer esta entrega em até 48 horas. Além disso, pode existir um regulamento interno da empresa sobre a entrega de atestados.

Quem está de atestado recebe salário?

A empresa não pode descontar o seu salário, desde que você apresente o atestado médico dos dias em que não compareceu ao serviço. Se acaso o empregador efetuar o desconto em salário dos dias não trabalhados, mesmo com a entrega de um documento médico válido, você tem o direito de recorrer.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Faltar por quanto tempo justifica demissão por justa causa? De acordo com Isabelli Gravatá, não há uma regra de número de faltas. O empregado que falta de forma contumaz pode ser dispensado por justa causa. Da mesma forma, pode ser aplicada a justa causa àquele que falta uma única vez, em dia de suma importância.

Quantos atestados gera afastamento?

Na hipótese do empregado segurado se afastar por período inferior a quinze dias, mas dentro de um período de sessenta dias, voltar a se afastar pelo mesmo motivo (não quer dizer mesmo CID), alcançando a soma dos atestados mais de quinze dias, terá o trabalhador direito ao benefício previdenciário a partir do 16º dia de ...

Como anexar atestado no INSS?

Acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”.

  1. Preencha seus dados, clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”. ...
  2. Agora, se já tiver feito login, basta fazer o seguinte: ...
  3. Na tela que se abre, clique em “Anexar”.

Como enviar laudo médico pelo meu INSS?

Como enviar atestado médico pelo meu INSS, dentro da Perícia Indireta?

  1. 1 – Cadastrando seus dados. ...
  2. 2 – Responda à pergunta para ter acesso à Perícia Indireta. ...
  3. 3 – Inserindo os documentos no sistema. ...
  4. 4 – Selecionando a agência. ...
  5. 5 – Finalizando a solicitação.

Como enviar documentação para o INSS?

Por meio do serviço, o segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna na entrada da agência do INSS mais próxima de sua residência. Para utilizar o serviço, entretanto, é necessário fazer um agendamento prévio, por meio do telefone 135, no aplicativo ou site do Meu INSS.

Como enviar documentos digitalizados para o INSS 2020?

Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em 'anexar arquivo'. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em 'anexar' e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior.

Quais documentos para cumprimento de exigência INSS?

Providenciar a documentação necessária e correta muitas vezes evita a demora na análise e a emissão de carta de exigência pelo analista do INSS. Em regra, os documentos comuns a todos os benefícios são: RG, CPF, Endereço, PIS, Carteiras de Trabalho, Carnês, etc.

Qual o prazo para cumprimento de exigência INSS?

? A lei prevê o prazo de 30 dias – corridos – para que o segurado apresente o documento solicitado pelo INSS; ? Durante a pandemia, os prazos estavam suspensos até o retorno das agências.

O que é comunicado de exigência do INSS?

Cerca de 1,7 milhões de segurados estão recebendo uma carta convocatória, também chamada de “comunicado de exigência” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A carta, afinal, visa convocar os beneficiários a atualizarem dados cadastrais inconsistentes. ... Aliás, esta é uma parceria entre os Correios e o INSS.

O que significa benefício em exigência?

Criado em julho, o serviço Exigência Expressa permite que o usuário que esteja com alguma análise pendente por falta de documentos possa apresentar a papelada a fim de ter a conclusão do requerimento o mais breve possível. De acordo com o INSS, hoje são cerca de 777 mil beneficiários nessa situação.