A cor da urina pode ser alterada devido à ingestão de certos alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não é um sinal de alerta. No entanto, a alteração da cor também pode indicar alguns problema de saúde, como infecção do trato urinário, pedra nos rins ou inflamação do fígado.
Algumas situações podem comprometer o funcionamento dos rins de forma que o processo de filtração e absorção pode ser prejudicado, o que pode fazer com que a urina fique mais concentrada e, consequentemente, mais escura.
Há também uma condição rara denominada Síndrome da bolsa roxa de urina, que é mais comum que se manifeste em mulheres idosas que possuem cateter de bexiga permanente ou de longa duração, por exemplo.
A urina laranja pode surgir devido à ingestão exagerada de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como Fenazopiridina ou Rifampicina. Além disso, a cor laranja também pode acontecer no caso de doenças no fígado e dos ductos biliares, principalmente quando acompanhada por fezes brancas ou claras. A desidratação também pode fazer com que a urina tenha cor laranja.
O que fazer: É importante consumir bastante líquidos durante o dia, seja água, chás, sucos naturais ou alimentos ricos em água, pois dessa forma além de deixar a urina mais clara, o que é sinal de hidratação, é possível melhorar o funcionamento do organismo. Veja quais são os benefícios de beber água.
Além da urina escura, é importante que a pessoa fique atenta a outros sintomas que possam surgir como febre, dor e ardência ao urinar e sensação de peso e desconforto na bexiga, por exemplo, já que também são comuns no caso de infecção urinária.
O que fazer: caso se tenha ingerido alimentos avermelhados deve-se evitar comer esses alimentos para avaliar se a urina regressa ao normal. Nos outros casos é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Assim, de acordo com a causa associada com a urina escura, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou diuréticos, realização de cirurgia ou mudança nos hábitos alimentares.
A urina escura pode acontecer devido à diminuição do consumo de água durante o dia ou ao hábito de segurar o xixi durante o dia, além de também poder ser causada por infecção urinária, pedra nos rins, problemas no fígado, na via biliar, alterações nas vias de biossíntese do ferro, como na doença chamada porfiaria ou síndrome nefrítica.
Medicines. A medicine for depression called amitriptyline can make urine look greenish-blue. So can a treatment for ulcers and acid reflux called cimetidine (Tagamet HB). A water pill called triamterene (Dyrenium) also can turn urine greenish-blue.
O que fazer: Na presença de sinais e sintomas indicativos de problemas no fígado, é importante que o clínico geral ou hepatologista seja consultado, pois assim é possível que sejam feitos exames para identificar a causa da urina escura e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios ou mudança na dieta, por exemplo.
A cor normal da urina é amarelo-claro, sendo indicativo de que a pessoa está devidamente hidratada e que o nível de hidratação é suficiente para promover a eliminação adequada de toxinas. Porém, nos casos em que a urina apresenta uma coloração mais escura ou outra cor que não amarela e transparente e é acompanhada de outros sintomas como urina com cheiro forte, queimação ao urinar ou dor abdominal, por exemplo, é importante que o médico seja consultado. Veja o que pode estar deixando a urina escura e com cheiro forte.
Nos casos em que a urina escura acontece devido a doenças, é comum também notar outros sintomas como dor e ardor ao urinar, dor na parte de baixo das costas, febre e fezes mais claras, por exemplo.
Here are some unusual urine colors along with things that can cause them. Keep in mind that colors can look slightly different to different people. For instance, what looks red to you might look orange to someone else.
Outra causa que pode deixar a urina mais escura é a presença de sangue, o que pode acontecer devido a diversos fatores, como infecções urinárias que atingem a bexiga ou os rins, uso de alguns medicamentos como varfarina, aspirina ou fenazopiridina, cálculo renal e câncer da via urinária ou próstata, por exemplo.
O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão de água e, caso a alteração se mantenha, consultar um urologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.
Algumas infecções, como as provocadas por Pseudomonas, e a presença de fístula vesical no intestino, em que há a liberação de bile, também podem deixar a urina verde.