No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células de Leydig. O responsável por estimular a produção desse hormônio é o LH, também chamado no homem de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH).
O sêmen é uma secreção de cor branca amarelada produzida pelos homens para transportar espermatozoides até o óvulo feminino. Cerca de 15% do ejaculado é de espermatozoides, já o restante é formado por enzimas, ácido cítrico e líquidos produzidos pela próstata e vesículas seminais.
Boa parte do fluido do sêmen é composto por secreções dos órgãos reprodutores masculinos, ácido cítrico, aminoácidos livres, frutose, enzimas, fosforilcolina, prostaglandina, potássio e zinco. Esta “mistura” está repleta de nutrientes como açúcares, proteínas e até mesmo algumas vitaminas e minerais.
Do que é formado o sêmen humano O sêmen é uma combinação de espermatozoides maduros, fluidos da próstata, das vesículas seminais e das glândulas bulbouretrais. Ao atingir a puberdade, o homem produzirá milhões de gametas masculinos todos os dias, sendo que esta produção ocorre nos testículos.
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
Os testículos são órgãos do sistema reprodutor masculino, mais precisamente glândulas sexuais (gônadas) responsáveis pela produção de espermatozóides e hormônios. Estão localizados atrás do pênis e envolvidos pela bolsa escrotal, possuem forma oval e cerca de 4 centímetros de diâmetro e 5 centímetros de comprimento.
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
Testosterona Total - R$31,50 à vista - Labi Exames.
Para a avaliação da concentração sérica de testosterona, recomenda-se realizar a dosagem da testosterona total pela manhã, devido ao ritmo circadiano, até duas horas depois de acordar.
Como aumentar a testosterona de forma natural
Para que serve: auxilia no diagnóstico de puberdade precoce masculina, resistência androgênica, testotoxicose, hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos, tumores adrenais, tumores ovarianos (condições em que os níveis de testosterona livre se encontram aumentados), atraso puberal masculino, ...
Você pode medir de duas maneiras o nível de testosterona no seu organismo: pelo exame de sangue e pelo teste de saliva.
Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.
O nível normal de testosterona em homens varia de 300 a 1000 nanogramas (ng) por decilitro (dl) de sangue. Ir de um número dentro do que é considerado normal para outro pode não causar muito impacto.
5 problemas que o excesso de testosterona causa no seu organismo
Remédios para reposição hormonal masculina
Para a maioria dos homens, o nível médio varia de 300 a 1000 nanogramas por decilitro de sangue. Mas esse nível pode oscilar muito de acordo com diversos fatores: sono, hora do dia, medicação. Em muitos homens, o nível atinge o intervalo que caracteriza o hipogonadismo em um dia e se normaliza no dia seguinte.
Queda da libido e redução do desempenho sexual. Problemas de ereção. Perda de força e de massa muscular. Apatia e alterações de humor.
A falta deste hormônio pode causar muitas doenças, inclusive o câncer. Alguns sintomas são clássicos como a perda de libido, fadiga e desânimo. Contudo, um homem que é acometido pela baixa de testosterona pode sofrer muito mais que estes incômodos.
Assim, alguns passos simples que podem ajudar a melhorar bastante a saúde da mulher e aumentar a libido feminina incluem:
Assim, para aumentar naturalmente a testosterona é recomendado:
Troque o suco de laranja pelo suco de romã, pois ele diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que ajuda a aumentar os níveis de hormônios sexuais incluindo a testosterona.