No entanto, quando a deformidade é muito grave, a ponto de causar dor ou interferir com a atividade da pessoa, o tratamento eficaz, infelizmente, é a cirurgia.
Dentre eles podemos citar: o exercício de agachamento e exercício para reforçar a musculatura interna da coxa, mais conhecida como músculos adutores. Bicicleta, corrida e todas as atividades de impacto dos joelhos podem ser praticados, mas com intensidade moderada, sem exageros no tempo e na intensidade.
No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
Anatomia – o que é o ligamento colateral lateral? O LCL é um ligamento redondo que se origina próximo a uma proeminência óssea externa denominada de epicôndilo lateral, desce e se insere na cabeça da fíbula.
Contrair os músculos da parte de cima da coxa e levantar a perna estendida, de 10 a 15 centímetros do chão. Manter a posição de 3 a 5 segundos e, lentamente, abaixar a perna. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
Inicialmente, é necessário fortalecer os músculos das pernas, glúteos e quadril. Com este fortalecimento o joelho tem mais facilidade em se manter estável, minimizando o atrito exagerado em situações como a do joelho valgo. Visando aliviar a dor, as compressas de gelo no local tem excelente eficácia.
A ruptura do Ligamento Colateral Medial é a lesão mais comum em esportes como o futebol, ocorrendo geralmente após um trauma na face externa do joelho, levando a uma abertura em sua face interna.
O que é o ligamento colateral medial? Estrutura de colágeno que conecta o fêmur na tíbia, na porção medial, com a função de auxiliar na estabilidade do joelho, não permitindo que o joelho deforme em valgo (entre para dentro).
Algumas dicas para tratar a lesão no joelho em casa são: