O manual contém 130 páginas, que mostram 106 categorias de desordens mentais. O DSM-II foi publicado em 1968, listando 182 desordens em 134 páginas. Esses manuais refletiam a predominância da psicodinâmica psiquiátrica.
O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5. ª edição ou DSM-5 é um manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais. Usado por psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e terapeutas ocupacionais.
O DSM-5 dará a resposta quando sustenta, no item “Fatores de risco”, que: “uma série de marcadores neurobiológicos, como menor reatividade da frequência cardíaca e da condutância da pele, reatividade do cortisol basal reduzida, anormalidades no córtex pré-frontal e na amídala foram associados ao TOD”.
Os principais tipos de deficiência intelectual são as síndromes de Down, do X-Frágil, de Prader-Willi, de Angelman, e de Williams. As causas destas limitações na inteligência são variadas e, em muitas situações, desconhecidas.
Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.
Podemos definir a deficiência física como "diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral e da fala, em consequência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, ou más formações congênitas ou adquiridas" (MEC,2004).
São alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus.
As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
1 Deficiência Física ou Motora. 2 Deficiência Mental ou Intelectual. 3 Deficiência Visual. 4 Deficiência Auditiva....Sensorial e psíquica
As deficiências elegíveis para os Jogos Paralímpicos
DEFICIÊNCIA VISUAL: futebol de 5, atletismo, ciclismo, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
Os atletas são classificados de 1.