O Enigma de Kaspar Hauser, lançado em 1974, é um filme muito premiado. Um clássico da literatura, trazido às telas pelo diretor alemão Werner Herzog! O filme conta a história dramática de um menino que até os 15 ou 16 anos de idade foi vítima do isolamento social.
A inteligência de Kaspar mostra dificuldades como estágio forma, e com a dificuldade de abstrair, mas em um dado momento, parece ser capaz, efetivamente de discutir questões abstratas: não aceita a idéia de religião e questiona a inferioridade das mulheres na sociedade, mas tudo isso com uma ingenuidade de criança.
Podemos concluir que, como Kaspar Hauser não passou por um processo de socialização, onde exercitaria a compreensão através da prática social, não consegue atribuir significado às coisas, mesmo tendo adquirido a linguagem.
Misteriosamente, o rapaz não fora apresentado a nenhuma forma de linguagem; não sabia falar, escrever nem tinha coordenação motora desenvolvida. Por ter vivido isolado, era um ser fora do mundo. ... A música é natural ao homem, e, por isso, consegue alcançá-lo no mais íntimo do seu ser e ela tocava Hauser profundamente.