A Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ) atende às normas sobre o uso obrigatório nas embalagens de produtos químicos, como: tintas, solventes, dentre outros. Esse documento tem como finalidade dar informações sobre os procedimentos de segurança, riscos a integridade física, saúde, acidentes.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)é um documento fomentado pela ABNT- NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Quais informações devem conter na FDSR?
Pesquise on-line por informações de segurança sobre nossas marcas, incluindo LOCTITE®, BONDERITE®, TECHNOMELT®, TEROSON® e AQUENCE®. Você pode encontrar fichas de segurança (FISPQ) de duas maneiras: Pesquise no Nosso Website. Muitas fichas de segurança (FISPQ) podem ser encontradas pesquisando no nosso site.
Para a elaboração de uma FISPQ são exigidos conhecimentos técnicos específicos do produto, da norma ABNT:NBR e do sistema globalmente harmonizado (GHS). A FISPQ deve ser elaborada por um profissional técnico com conhecimentos exigidos.
Como é a organização da FISPQ?
Quem deve elaborar a FISPQ? A FISPQ deve ser elaborada pelo fabricante ou importador do produto, que é o fornecedor do produto no mercado.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. Este registro foi elaborado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira de número 14725-4.
FDSR é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 16725, e se tornou obrigatória em 6/7/2012. Esse documento tem o objetivo de orientar, armazenar e descartar resíduos químicos e está destinada a todas as empresas que geram resíduos químicos perigosos.
A FISPQ é um documento que todas as empresas que comercializam produtos químicos devem providenciar. Quando uma companhia adquire um lote de substâncias químicas, esse relatório deve ser entregue junto com o carregamento. ... Cada produto químico perigoso deve ter a sua FISPQ própria.
A FISPQ não tem data de validade! Isto implica que é responsabilidade da empresa manter estes documentos atualizados, tendo em vista que o conhecimento científico muda e nos traz constantemente novas evidências sobre os efeitos das substâncias químicas sobre a saúde e o meio ambiente – e, sem aviso prévio!
A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...
A identificação de produtos perigosos é realizada por meio da simbologia de risco, através do rótulo de risco, que são figuras que possuem a forma de um losango, contendo o pictograma/símbolo de identificação do risco.
A identificação precisa apresentar informações por escrito, impressas ou gráficas de um produto químico e deve ser anexada à embalagem que contém o produto....Rotulagem Preventiva
O rótulo de um produto é o “meio de comunicação” entre o consumidor e a marca. Nele, além de um belo design para chamar a atenção do público-alvo no ponto de venda, também devem estar informações precisas para garantir o melhor aproveitamento do produto e segurança do usuário.
Classes de produtos perigosos Classe 3 – Líquidos Inflamáveis; Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, liberam gases inflamáveis; Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; ... Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.
Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em nove classes de riscos e respectivas subclasses, conforme apresentado na Tabela 1. Explosivos 1.
4a Questão Quanto á classificação de produtos perigosos, a classe 3 corresponde a: Sólidos inflamáveis Materiais radioativos Líquidos inflamáveis Substâncias perigosas diversas Materiais corrosivos 6a Questão Toda carga de resíduo perigoso deve estar acompanhada de um guia, que é um manual de emergência, onde se ...
6a Questão Quanto á classificação de produtos perigosos, a classe 7 corresponde a: sólidos inflamáveis substâncias perigosas diversas materiais radioativos materiais corrosivos EPS http://simulado.estacio.br/alunos/ 3/3 líquidos inflamáveis Explicação: A classe 7 refre-se aos materiais radioativos.
Dentro da classe dos inflamáveis, há uma subdivisão que consiste em líquidos inflamáveis com ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC, que são classificados como líquido combustível de Classe I. Quando o ponto de fulgor for superior a 37,7ºC, ele se classifica como líquido combustível da Classe II.
Classificação da substância ou mistura: Produto químico não classificado como perigoso de acordo com ABNT NBR 14725-2 Recomendações de precaução: Leia o rótulo antes de utilizar o produto. Outras informações: Não classificado como produto perigoso pela ONU.
As quatro divisões são normalmente codificadas por cores, com o azul indicando o nível de perigo para a saúde , vermelho indicando o nível de inflamabilidade , amarelo a reatividade e branco contendo códigos especiais para riscos exclusivos de cada composto.
Classe 2 – Gases Subclasse 2.
São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.
O NÍVEL B de proteção requer o mesmo nível de proteção respiratória que o Nível A, porém um menor nível para proteção da pele. O NÍVEL B é uma proteção contra derramamento e contato com agentes químicos na forma líquida.
A principal função da Luva Química Nutriex é agir como uma camada de proteção para os profissionais que trabalham em contato com substâncias químicas, como graxa, solventes, aguarrás, querosene, benzina, os variados tipos de cola e tantos outros. ... Agentes químicos, separados por dois grupos.
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.