Faz referência ao gênero feminino e masculino Na gramática, o substantivo comum de dois gêneros é o tipo de substantivo que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o seu termo.
Em outras palavras, dizemos que um substantivo é sobrecomum quando ele apresentar apenas um gênero tanto para o masculino quanto para o feminino.
O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”. Fernando foi picado por uma cobra fêmea. Nasceu um panda macho no zoológico.
Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos. Outros exemplos: águia, baleia, borboleta, cobra, corvo, mosca, pulga, rouxinol, sardinha, tigre.
Quem nasce no estado do Rio de Janeiro (RJ) é fluminense . Quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (RN) é potiguar ou norte-rio-grandense. Quem nasce no estado do Rio Grande do Sul (RS) é gaúcho ou sul-rio-grandense. Quem nasce no estado de Rondônia (RO) é rondoniano ou rondoniense.
Por uma questão de eufonia (som agradável), os adjetivos pátrios compostos têm a seguinte formação: o primeiro adjetivo é sempre o de menor número de sílabas e geralmente aparece em sua forma reduzida e erudita; o segundo adjetivo, com maior número de sílabas, aparece em sua forma normal.
Adjetivo composto formado por dois adjetivos sofre variação em gênero quando os dois termos forem adjetivos: Exemplos: o garoto surdo-mudo e a garota surda-muda. Ainda existem casos que apenas o segundo termo irá concordar com o gênero: Exemplos: a menina luso-brasileira e o menino luso-brasileiro.
Os adjetivos pátrios, também conhecidos como adjetivos gentílicos ou nomes gentílicos, são nomes que caracterizam de acordo com a origem do ser, que pode ser país, cidade ou estado. Geralmente nomeiam pessoas, mas podem caracterizar animais e até objetos. ... Eles podem receber hífen, ser simples ou compostos.