Prodiga vem do verbo prodigar. O mesmo que: esbanja, malbarata, malgasta, prodigaliza, desbarata, desperdiça.
Depois de perder sua fortuna (a palavra "pródigo" significa "desperdiçador, extravagante"), o filho volta para casa e se arrepende. Esta parábola é a terceira e a última de uma trilogia sobre a redenção, vindo após a Parábola da Ovelha Perdida e a Parábola da Moeda Perdida.
É aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente.
ENFIM: UMA VEZ QUE, NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO O BONDOSO PAI TIPIFICA DEUS-PAI E O FILHO PRÓDIGO TIPIFICA O CRISTÃO EVANGÉLICO QUE, ATRAÍDO PELA SEDUÇÃO MUNDANA ABANDONA A CASA PATERNA, A IGREJA DE JESUS, O ANEL NO DEDO DO FILHO PRÓDIGO, DENTRO DO MUNDO FIGURATIVO DA BÍBLIA SAGRADA, SIMBOLIZA DEVOLUÇÃO DA AUTORIDADE ...
“São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer: I. os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II. os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; III. os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV.
Agora, apenas as pessoas menores de 16 anos são absolutamente incapazes, sendo considerados relativamente incapazes as pessoas entre 16 e 18 anos, os pródigos, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos e aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade.
Pelo Código Civil toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil; a incapacidade é a exceção, ou seja, são incapazes aqueles discriminados pela legislação (menores de 16 anos, deficientes mentais etc). ...
A lei define que mulheres e homens com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, possuem direito aos procedimentos. “Se você tem capacidade civil plena, possui 25 anos ou dois filhos vivos, você tem direito ao procedimento.
A incapacidade transitória da parte para comparecer em Juízo, em razão da doença, não alcança a norma prevista no art. 8º da Lei 9.
Aquele que não tem capacidade de exprimir sua vontade, esta devido a acontecimentos. Usuário de drogas é um exemplo de causa transitória.
Causa Transitória ou Permanente De acordo com o disposto no Código Civil, o indivíduo nessa situação é considerado relativamente incapaz, e como tal depende de assistência para a prática de negócios jurídicos[22].
Já a capacidade de fato, ou de exercício/negocial, se caracteriza pela possibilidade de praticar os atos da vida civil, bem como de executar pessoalmente tais atos. Esta aptidão inexiste quando o indivíduo for absolutamente incapaz, que deverá ser representado, e relativamente incapaz, que requererá a assistência25.