Significado de Feminilidade substantivo feminino Característica, particularidade ou estado particular da mulher; comportamento feminino; feminidade. ... [Por Extensão] Que designa um conjunto formado por mulheres: a beleza da feminilidade colombiana.
1). Como masculinidade e feminilidade são construções sociais, dependem bastante da educação recebida na infância e das influências sofridas ao longo da vida. As pessoas nascem com um sexo biológico e ele acaba determinando a maneira como serão tratadas pela família e pela comunidade a qual pertencem.
Significado de Machismo substantivo masculino Opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres. Característica, comportamento ou particularidade de macho; macheza. ... Macho + ismo.
O que é machismo (ou uma pessoa machista)? O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens.
O feminismo, por seu lado, não considera o sexo masculino inferior, nem muito menos supõem opressão de um dos géneros, nem a subordinação dos homens às mulheres. Entre outras, o feminismo defende a paridade no que toca aos tais direitos, oportunidades e reconhecimento de capacidades e dignidade.
1. O oposto de machismo não é feminismo! ... Mas o machismo se caracteriza pelo controle e superioridade do homem em relação à mulher. O que não acontece no feminismo, já que é a busca por igualdade das mulheres nos espaços e direitos.
Conjunto de movimentos e teorias, o feminismo teve três importantes fases, que marcaram a história da luta das mulheres por igualdade política, social e cultural. ... Todavia, no final do século XIX, o objetivo do movimento focou, principalmente, a conquista do poder político, especialmente o direito ao voto.
Enquanto a primeira onda do feminismo era focada principalmente no sufrágio e na derrubada de obstáculos legais à igualdade de gênero (ou seja, direito ao voto, direitos de propriedade, etc), a segunda onda do feminismo ampliou o debate para uma ampla gama de questões, a saber: sexualidade, família, mercado de trabalho ...
Na segunda metade do século XIX, as mulheres iniciaram lutas e reivindicações por melhores condições de trabalho, por direitos sociais e políticos, organizações femininas procedentes de movimentos operários protestavam pela Europa e pelos Estados Unidos.
Movimento surgido no Brasil em 1975, na ocasião da instituição pela Organização das Nações Unidas (ONU) do Ano Internacional da Mulher, com os seguintes objetivos: identificar e denunciar as discriminações e as desigualdades que afetavam a situação da mulher brasileira, lutar pela liberação das mulheres enquanto sexo ...
Mary Wollstonecraft publicou um dos primeiros tratados feministas, A Vindication of the Rights of Woman (1792), em que ela advoga a igualdade social e moral dos sexos. ... Wollstonecraft é considerada a avó do feminismo britânico e suas ideias tomaram forma com as suffragettes, que fizeram campanha pelo voto feminino.
O feminismo surgiu durante as revoluções liberais do século XVIII. No Brasil, esse movimento social consolidou-se na luta por igualdade de condições entre homens e mulheres. ... Já no começo do século XX, a ação do movimento concentrou-se bastante na luta para que a mulher obtivesse o direito ao voto.
3 de novembro de 1793
O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.