A conversão de 300g de água equivale a 300 ml. Para converter a unidade de massa para volume devemos saber a densidade da substância.
Tabelas de Conversão de Medidas
Conheça o conversor de medidas de culinária
1 xícara de chá = 165 g = 13 colheres de sopa. 3/4 xícara de chá = 123,75g = 9,75 colheres de sopa.
1/2 xícara = 50 g. 1/3 xícara = 33 g. 1/4 xícara = 25 g.
Conversor de Medidas« Home
A medida de 3/4 de xícara de chá indica 75% da medida de xícara de chá.
A fração 3/4 é equivalente a 0,75, ou seja, 75% do valor total. Isso significa dizer que, entre um todo, temos três parcelas a cada quatro.
Três quartos do litro é equivalente a 750 ml de óleo.
3/4 representa 3 partes de 4, ou seja, 75%. Se você tem que tomar 3/4 de um comprimido, basta parti-lo em 4 partes iguais, e tomar 3 delas.
Isto quer dizer ½ comprimido 4 vezes ao dia, ao amanhecer, a meio do dia, ao fim da tarde e ao deitar. Isto quer dizer 1/4 comprimido 2 vezes ao dia, ao amanhecer e ao fim da tarde. No espaço de baixo, escreve-se a dose e o número de dias durante os quais o medicamento deve ser tomado.
Os comprimidos revestidos e redondos podem se romper ou se partirem não igualitariamente. Recomenda-se evitar a partição de comprimidos não sulcados e ter o máximo de cuidado quando partir comprimidos pequenos, especialmente se forem revestidos e arredondados, dado a dificuldade de localização do meio.
Para que serve: Cortador de Comprimidos Needs é indicado para cortar os comprimidos de maneira regular. Esse cortador ainda possui compartimento para armazenar a outra metade do comprimido. Modo de usar: Fácil de manusear, encaixe o medicamento no local indicado e pressione a parte superior, onde está a base da lâmina.
Considere a possibilidade de macerar os comprimidos, ou seja, triturar os pedaços e misturar com um pouco de água. Contudo, verifique na bula do medicamento ou converse com o farmacêutico sobre essa possibilidade, pois alguns comprimidos não podem ser partidos.
Normalmente, é possível partir comprimidos sulcados de liberação imediata ou que não contenham fármacos de índice terapêutico estreito. Quando for possível partir o medicamento, é preferível usar um aparelho específico para esse uso. Entretanto, ainda assim, as partes obtidas podem não ser uniformes.
Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 2. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.
O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%. Se há variações além dessas é necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc.
Como armazenar os medicamentos que necessitam permanecer refrigerados (termolábil)? Alguns medicamentos precisam ser armazenados em geladeira com faixa de temperatura entre 20C - 80C. Ao retirá-lo na farmácia, o farmacêutico deve informá-lo se o medicamento deve ser armazenado em geladeira.
Cuidados com armazenamento de medicamentos
O armazenamento é uma parte do ciclo da cadeia farmacêutica, onde a finalidade é garantir a qualidade dos medicamentos por meio de uma estocagem adequada. A boa conservação dos medicamentos gera credibilidade das indústrias farmacêuticas com seu consumidor final, o paciente.
O grau de umidade para estocagem de medicamentos e insumos farmacêuticos deve ser mantido entre 40% e 70%. Estocar em temperatura ambiente (15 a 30ºC) os me- dicamentos e insumos farmacêuticos que não exigem condições especiais de conservação, sendo ideal não ser superior a 25ºC para conforto térmico.
A validade do medicamento deve ser no mínimo 80% do tempo de validade total. Anexar nota fiscal à Autorização de Fornecimento. Os medicamentos, até que sejam armazenados adequadamente, devem permanecer nos estrados em frente à prateleira de comprimidos.
CUIDADOS GERAIS
Nível local (CIM/SIM): Inseridos em diferentes unidades ou serviços de saúde e distribuídos nos sistemas de saúde locais, os centros de informação sobre medicamentos (CIM) são uma estratégia promotora do uso racional de medicamentos, pois são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico- ...
Que fatores interferem na estabilidade dos medicamentos e podem ser controláveis no armazenamento? pH, temperatura e ventilação; B.
Para determinação da estabilidade de um medicamento são avaliados fatores interferentes de caráter extrínseco, como temperatura, umidade ou luz, ou intrínsecos, como as propriedades físico-químicas do fármaco e excipientes, o processo de obtenção e a forma farmacêutica.
A estabilidade dos medicamentos é afetada por fatores extrínsecos e intrínsecos, dentro eles destacam-se: temperatura, umidade, luz, hidrólise, e oxidação, sendo os dois últimos classificados como fatores intrínsecos.
Um dos principais erros no controle do estoque é o gestor receber os produtos sem fazer uma conferência no ato da entrega feita pelo fornecedor. Qualquer erro nos itens recebidos pode acarretar sérios prejuízos na gestão do estoque e, consequentemente, no abastecimento das prateleiras para as vendas.