[ Zoologia ] Animal mamífero (Ornithorhynchus anatinus) da ordem dos monotremados, aquático e ovíparo, de corpo alongado e cujo focinho se assemelha a um bico de pato.
Vive na terra, porém pode ser visto frequentemente em rios e lagos, tentando capturar seu alimento — pequenos peixes, camarões e alguns insetos aquáticos. A estrutura que se assemelha a um bico é composta por vários sensores nervosos, que atuam ajudando o animal na hora de identificar suas presas.
mamíferos
Os monotremados são mamíferos primitivos pertencentes à ordem Monotremata e encontrados na região da Austrália, Tasmânia e Nova Guiné. Os representantes desse grupo de animais são o ornitorrinco e a equidna.
coala
Os marsupiais australianos são caracterizados pela variedade adaptativa de suas espécies. São herbívoros e carnívoros. Por causa da convergência evolutiva, algumas espécies se parecem com roedores ou canídeos. A Austrália foi colonizada inicialmente pelos aborígenes, há mais de 40 mil anos.
Monotremados pões ovos, enquanto marsupiais possuem um bolsa abdominal conhecida como marsúpio onde ocorre o desenvolvimento dos filhotes e nos placentários onde o desenvolvimento do feto é feito dentro do útero.
Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, são caracterizados pela presença de uma bolsa materna (marsúpio) ventral ou posterior, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento. Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, pertencem à ordem Marsupialia e subclasse Methateria.
Eles saem à noite para se alimentar e comem qualquer coisa que encontrarem: insetos, roedores, frutas silvestres, frutas podres e até ração para cães. A fêmea do gambá dá à luz até 25 filhotes, que ficam de quatro a cinco semanas na bolsa da mãe.
O gambá pode ser atraído pelo lixo, por isso é importante mantê-lo tampado, e eles costumam sair à noite, a procura de comida para os filhotes. Outra dica é manter forros, porões e outros locais que possam servir de refúgio para eles, tampados.
Didelphis virginiana: 13 dias