O significado da tatuagem de carpa no crime Para a polícia de muitos países, as tatuagens têm significados e, por isso, são cadastradas em um banco de dados com informações sobre “tatuagens do crime”. Aliás, na simbologia criminal, a carpa significa que o indivíduo está em ascensão no crime organizado.
Um relatório elaborado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a partir da análise do aparelho telefônico de um dos principais líderes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), estima que o grupo possui, atualmente, mais de 25 mil membros.
Guardiões do Estado
Francinélio Oliveira e Silva havia sido preso em 31 de outubro, mas a Polícia maranhense não havia localizado os mandados do Ceará. Ele seria chefe da Guardiões do Estado (GDE) Foi preso em São Luís (MA) o último homem apontado como integrante da cúpula da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) ainda em liberdade.
Nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Ceará e Tocantins o CV é maioria no sistema penitenciário.
Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas. No Rio, não há uma liderança principal. Cada um dos líderes comanda uma área.
O Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio de Janeiro, está expandindo a sua área de atuação para o interior de São Paulo, local de influência do Primeiro Comando da Capital (PCC), gerando uma disputa entre as facções criminosas.
Nos dias atuais, esse mecanismo financeiro ainda funciona. “Quando um associado quer assaltar e não tem arma, o CV oferece esse material em troca de parte do pagamento daquela empreitada. Muitas vezes, aluga a um valor fixo menor. ... O CV dinamiza essa rede criminal”, explica a fonte.
Rogério Lemgruber