A pintura pode ser definida com a arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a mancha da cor. Ao pintar, vamos colocando sobre o papel, a tela ou a parede cores que representam seres e objetos, ou que criam formas.
A escultura é o veículo da arte. Ela tem a função da reflexão,ela remete ao pensamento e a observação que até um momento era desconhecido e o artista que tem por natureza a sensibilidade.
As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designa uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra "cor", vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar.
Matiz é a discriminação de cada cor, é a característica que o define em relação aos outros; tonalidade são as variações de matiz em relação a saturação ou luminosidade que são resultantes da proporção das cores; e intensidade é o brilho da cor que pode-se considerar forte ou fraco.
Entre essas cores, destacam-se sete, as quais também compõem o arco-íris. Assim, seguindo sempre essa ordem de decomposição, são elas: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. ... Já, para a impressão de livros, são usados os pigmentos transparentes que têm como cores primárias o vermelho, o ciano e o magenta.
Os pigmentos podem ser divididos em três grandes categorias: pigmentos inorgânicos, pigmentos orgânicos e pigmentos de efeito.
Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. Assim como para pigmentos opacos, a mistura das três cores primárias de pigmentos transparentes também produz o cinza-neutro por síntese subtrativa. ...
Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.
As cores primárias, são aquelas cores que não conseguimos fazer através de mistura de tintas, são elas: Amarelo, vermelho (magenta) e azul.
Cores secundárias: círculo cromático São elas: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado e azul-esverdeado. Já o branco e o preto são resultados da presença ou ausência de luz.
São três as cores-pigmento primárias, ou seja, que não surgem a partir de outras: amarelo, o azul e o vermelho. São chamadas também de cores puras. Exemplos de cores-pigmento secundárias: verde (azul + amarelo), roxo/violeta (vermelho + azul), laranja (amarelo + vermelho) .
Especificamente no caso das artes gráficas, o termo é mais utilizado por se associar às tintas utilizadas nos processos de impressão. Quando falamos de “cor pigmento”, as três cores básicas são ciano, magenta e amarelo, designadas pela sigla CMY – do inglês cyan, magenta e yellow.