A palavra "emburrece" formou-se pelo processo de derivação: a) regressiva.
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
Formação de palavras - Derivação, composição e seus tipos
Ocorreu um processo chamado derivação prefixal e sufixal ou prefixação e sufixação. Isso acontece quando a palavra primitiva recebe, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo, independentes entre si. ... E se tirarmos o sufixo "dade", a palavra desigual também existe.
Na tirinha abaixo, há um exemplo de justaposição: a palavra puxa-saco. Composição por aglutinação - Altera-se foneticamente ao menos um dos elementos formadores. Ex.: Plano + alto = planalto; água + ardente = aguardente. A palavra pernilongo, da tirinha abaixo, foi formada pelo processo de aglutinação.
e) Lobisomem é uma palavra formada pelo processo de derivação. A palavra lobisomem é formada pelo processo de composição por aglutinação, porque juntou dois radicais (lobo + homem), cujas palavras deixaram de ser pronunciadas da forma como eram antes da sua junção.
Verificado por especialistas. O processo de formação da palavra "aguardente" é composição por aglutinação, pois palavras foram juntadas para compor outra e houve perda de fonemas nesse processo. Nesse processo, o último "a" da palavra "água" e o primeiro da palavra "ardente" se fundiram em um só.