O principal objetivo é a dispensação de forma humanizada de produtos (medicamentos, cosméticos, correlatos) em condições que possam minimizar os riscos do uso dos medicamentos e que permitam a avaliação dos resultados clínicos, podendo assim, reduzir os riscos associados aos mesmos.
O termo “farmácia comunitária” refe- re-se aos estabelecimentos farmacêuticos não hospitalares e não ambulatoriais que atendem à comunidade. ... A principal necessidade da sociedade com relação às farmácias é obter medica- mentos sob condições ótimas de conserva- ção e em acordo com a legislação vigente.
3 Isto proporciona aos farmacêuticos comunitários a oportu- nidade de prover aconselhamento aos pacientes, interagir e discutir suas necessidades, fornecer informação sobre medicamentos e sobre o cuidado de doenças, incluindo a busca de outros profissionais.
A ENTIDADE, CRIADA, EM ABRIL DE 2009, É PRESIDIDA PELO FARMACÊUTICO AMILSON ÁLVARES. ... Só em abril de 2009, os pro- fissionais conseguiram criar uma entidade para desfraldar as ban- deiras com o seu nome. Nasceu a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária.
O que preciso saber antes de abrir uma farmácia?
Farmácia é o local onde se podem adquirir drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos (outros materiais necessários para cuidar da saúde) e também podem ser manipuladas fórmulas magistrais e oficinais, mediante prescrição médica ou constantes na farmacopeia.
O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.
O farmacêutico é o profissional responsável por promover o uso racional de medicamentos, através da educação em saúde, dispensação segura de medicamentos, otimização da farmacoterapia, garantindo segurança e efetividade no tratamento farmacológico, além de ser o profissional responsável pela identificação e resolução ...
O farmacêutico deve supervisionar e orientar o processo de compra de medicamentos e demais produtos da farmácia ou drogaria. Deve estabelecer critérios para suprir a demanda de medicamentos com qualidade, quantidade e menor custo, de forma que não haja sobra, nem falta de medicamentos no estabelecimento.
R$ 3.
Conheça as principais especializações em Farmácia
Conheça as principais áreas para trabalhar em farmácia:
Quais são as áreas de atuação do farmacêutico? Conheça!
R$ 1.
A importância do farmacêutico nas equipes multidisciplinares na área. Obter uma comunicação ampla do sistema de medicação possibilita aos profissionais envolvidos, condições de análise e intervenções que evitam riscos ao paciente. ... A comunicação integrada na equipe traz o resultado de um trabalho de sucesso.
Duração: 40 horas aulas.