Segurando a faca: segure o cabo da faca com os últimos 3 dedos e o indicador e polegar seguram a lâmina. Dessa maneira a fica bem firme. Corte palitinhos bem fininhos. Corte cubinhos pequenos.
Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura. A cebola vai ficar parecendo um leque. Apare por fim a raiz da cebola, e você terá tirinhas perfeitas.
Basta pegar uma cebola sem casca e fazer um corte longitudinal. Em uma das metades, faça seis cortes no sentido das fibras. Depois é só virar a cebola perpendicularmente e fatiar. A cebola já vai sair picadinha!
Para cortar cebola sem chorar: 5 técnicas para dar adeus às lágrimas nos olhos
A cebola possui células e, no interior dessas células, há compostos químicos que contém enxofre. ... Tais substâncias, sob ação de enzimas, se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente. Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos.
O sabor ardido e a acidez podem ser suavizadas com um banho de água na cebola já cortada (coloque numa tigela com água gelada por pelo menos 10 minutos; depois é só escorrer bem e servir).
Depois de cortada a cebola ao seu gosto (pedaços, rodelas etc), coloque num pequeno recipiente com água. Leve ao forno micro-ondas por 30 segundos (ou coloque água quente esquentada no fogão). Retire a água e, imediatamente, coloque água fria (água normal da geladeira). Deixe uns 10 segundo e tire a água.
Existe o truque de fatiar a cebola e depois coloca-la em agua quente por um minuto, e logo depois colocá-la na agua fria e por fim resfriar. Este choque termico deixa ela vitrificada e retira bastante o ácido. Ou mesmo apos cortada preserva-las em uma substancia ácida de suco de limão ou vinagre.
A cebola roxa é perfeita para comer crua nas saladas. Isso porque ela possui um sabor mais leve e bem menos ácido. Ela fica perfeita em receitas que levam vinagre, como molho vinagrete ou ceviche.
As cebolas roxas têm mais calorias do que as cebolas brancas e são ricas em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável e também é importante para a saúde dos olhos. As cebolas brancas são menos calóricas e tem sabor mais picante, ardido, além de ter mais cálcio do que a cebola roxa.