dois anos
Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor. Por outro lado, se o produto não deslizar pelo dedo por ser muito espesso, você provavelmente estará diante de um produto natural.
Fique ligado(a): depois de romper o lacre, o produto pode sim se deteriorar, mas esse processo ainda demora mais do que a maioria dos outros alimentos da sua cozinha. E mesmo cristalizado, o produto ainda pode ser consumido – desde que esteja com o lacre intacto. Basta aquecê-lo em banho-maria.
Se escurecer é porque há amido no mel, portanto ele não é puro.
Acredite: o mel vence sim, geralmente em dois anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O longo prazo de validade está associado ao fato de que o alimento é um ambiente impróprio para a sobrevivência da maioria dos micro-organismos.
Mel deve ficar guardado em temperatura ambiente Verdade seja dita, ele pode sim ser colocado na geladeira, mas o ideal é que fique fora mesmo. ... Ao ser refrigerado ele não chega a estragar mais rápido, mas vai ser mais difícil aproveitá-lo nas suas receitas.
A velocidade com que isso acontece depende da temperatura (ideal de 28/30 graus) do mel, e do teor da umidade do mel, (que deveria estar entre 18 a 20 %) então, lentamente afloram pequenas bolhas de ar (partículas de ar que se unem) e que se ligam à partículas estranhas (pôr densidade diferente) formando na superfície ...
Mel cristalizado é um bom sinal de qualidade e pureza. Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza.
Como escolher um bom Mel?
um ano
Portanto, aqueça o mel, dentro da embalagem mesmo, na água a uma temperatura que não ultrapasse 40ºC, por cerca de 20 minutos. Deixar o mel exposto ao sol é também uma alternativa viável e que não tira as propriedades dele, porém é bem mais demorada.
Coloque o favo sobre uma assadeira de vidro e utilize a faca serrilhada para destampar a cera e retirar o mel do favo. Para remover a maior parte do produto será necessário realizar esse procedimento várias vezes.
Esquente o mel. Se os grandes se formarem em vez dos menores, o mel endurecerá em vez de ficar suave e cremoso. Para fazer uma fornada maior de mel cremoso, aumente a proporção de mel líquido e da base. Para a base, use cerca de 10% da quantidade do mel líquido.
Desde a antiguidade a cera de abelha é usada para tratar feridas e doenças de pele. Dela são preparados doces enriquecidos com mel, fortalecendo as gengivas, a limpeza dos dentes e fortalecendo o fluxo de saliva e sucos gástricos, melhorando assim o metabolismo.
Por sua composição rica em açucares reduzidos (glicose e frutose) e pela elevada acidez do produto, que atinge pH de cerca de 4, ocorrem reações de desidratação desses açúcares gerando diversos outros compostos, alguns potencialmente tóxicos, como o HMF (hidroximetilfurfural).
Quantidade recomendada de mel O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.
Uma colher de sopa cheia de mel tem cerca de 64 kcal.