Este profissional tem a função de acompanhar e auxiliar o estudante com deficiência a se adaptar e criar suas próprias ferramentas para usufruir do ambiente escolar. O psicólogo Rodrigo Egídio atua como mediador escolar no Rio de Janeiro e explica melhor como funciona seu papel na inclusão de pessoas com deficiência.
Intencionalidade e reciprocidade O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Seja adaptando a linguagem ou usando tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.
Segundo Pannuti (2012), são características do professor mediador: I- Ser leitor de processos de pensamento dos alunos. II- Ser pesquisador dos arranjos que cada aluno faz internamente no exercício de construção do conhecimento. III- Elaborar avaliações que servirão de parâmetro para todas as intervenções pedagógicas.
De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.