Os lagos tectônicos são lagos formados em locais onde, a partir dos movimentos das placas tectônicas, formou-se depressões. Nessas depressões, a água se acumula em grandes quantidades, gerando assim um lago.
Um lago glacial é um lago de origem de uma geleira derretida. Lagos glaciais podem ser verdes, como resultado da pulverização mineral por rochas que suportam uma grande população de algas. Muitas vezes blocos de gelo caem nas cavidades entre um drumlin ou colinas.
Lagos tectônicos: são águas acumuladas em deformações na crosta terrestre. Lagos glaciares: formados com a ação das geleiras continentais e montanhas. ... Lagos vulcânicos: águas em crateras de vulcões extintos. Lagos residuais: resíduos de água salgada de antigos mares represados pela movimentação das placas tectônicas.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
As águas que correm ou se acumulam na superfície da Terra, representada pelos rios (fluviais), lagos (lacustres) e geleiras (glaciares), recebem a denominação de águas continentais. Um exemplo da importância dos rios na organização do espaço é encontrado na região Norte do Brasil.
Estas formações lacustres são muito usadas para pesca, atividades esportivas e recreativas, além de servirem para abastecimento de água para uso doméstico e agrícola (caso de lagos de grande porte). Em regiões de clima frio e polar, muitos lagos costumam congelar nas estações frias do ano.
A maioria dos rios do mundo é perene. Intermitentes (temporários): rios por onde escorre água por ocasião da estação chuvosa, porém, no período de estiagem, esses rios desaparecem. Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial.
Os rios são uma das mais importantes fontes de água doce disponíveis na natureza. Os seres vivos não vivem sem água. Em razão dessa dependência, o homem sempre esteve próximo a esses recursos, grandes civilizações surgiram às margens dos rios e até hoje eles desempenham um grande papel para a humanidade.
Os rios são de fundamental importância para o homem, pois, além de fornecerem água para o consumo, eles também são essenciais para a realização das atividades econômicas, tais como a agricultura, pecuária e na produção industrial.
Além da importância para a economia regional e para o trânsito de pessoas, a navegação fluvial também leva serviços essenciais aos povos ribeirinhos. Nas comunidades mais distantes, o contato só é feito por barco. Pelas águas chegam médicos, cultura, banco e previdência social.
Conservar rios e nascentes é essencial para manter a vida no planeta. ... A água é um elemento primordial para a subsistência na Terra, é por meio dela que a vida se mantém ativa nas interações entre os seres vivos.
Um rio limpo ainda evita uma série de doenças para quem mora em seus arredores, já que ele, quando poluído, concentra produtos nocivos à saúde, como restos de medicamentos, lixo eletrônicos e demais resíduos tóxicos.
A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. ... É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade. Lembrando que água sendo um ciclo, não se acabará.
Para preservar os rios, precisamos cuidar para que a qualidade e características das águas sejam mantidas, para isso não se deve jogar resíduos de forma indiscriminada, ou seja, esgotos sem tratamento prévio, e também não se deve retirar a vegetação ao seu redor, entre outras medidas.
Como podemos evitar a poluição das águas?
Soluções para evitar o aumento da poluição dos rios
O que fazer para evitar a poluição hídrica?
As principais delas são:
A causa mais comum para a poluição de rios é um sistema de saneamento básico precário ou inexistente. Em muitos lugares no Brasil, o esgoto doméstico é despejado in natura em rios que passam perto de áreas residenciais. ... Existe ainda, a possibilidade de contaminação através da chegada indevida de lixo sólido aos rios.
A poluição dos rios pode ser química, física ou biológica. ... O lixo vai se acumulando, provoca o assoreamento dos rios e pode chegar ao ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando ocorrem chuvas intensas.
A principal causa da poluição das águas é o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas, sobretudo nas cidades, com o aumento da deposição indevida de rejeitos advindos do sistema de esgoto e saneamento.
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. ... Além da diarreia, outras doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada são a giardíase, leptospirose, cólera e febre tifoide.
Os principais poluentes do meio marinho são o esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, metais pesados, substâncias organocloradas e o lixo.
Resposta. Com lixo, sólido, químico ( tanto líquido, sólido, ou até gasoso). Qualquer tipo de material que altere as condições normais da água. O que vemos muito, é o esgoto sendo jogado no lixo, um descaso total com o meio ambiente.
Resposta. Resposta: com lixo,sólido , químico(tanto liquido solido , ou até gasoso.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...