Os sistemas fotoiniciadores para resinas composta à base de canforoquinona (CQ) apresentam desvantagens como, por exemplo, alteração de cor. ... Foi sabido que o fotoiniciador é uma molécula capaz de absorver a luz e gerar direta ou indiretamente compostos reativos na forma de radicais livres para iniciar a polimerização.
O que é um fotopolimerizador e para que serve? Conhecido por transmitir uma luz azulada, esse aparelho tem uma importante função no dia a dia do dentista. Na prática, essa luz ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido.
A fotoativação prepara os materiais resinosos – seja resina composta, sistema adesivo ou cimento resinoso – e faz com que sua conversão seja maior. Ou seja, ajuda a formar uma boa quantidade de polímeros na peça que está sendo produzida.
Há muito tempo, na prática odontológica a canforoquinona é o principal fotoiniciador. Consequentemente, os aparelhos fotoativadores são fabricados com LEDs que emitem comprimentos de ondas capazes de sensibilizar a canforoquinona (entre 400 nm e 500 nm com pico de absorção em 468 nm).
Para acertar na compra do melhor fotopolimerizador, é preciso considerar a intensidade e comprimento da onda de luz, assim como as lâmpadas utilizadas, que podem ser halógenas ou LEDs.
Qual é o melhor fotopolimerizador? Descubra aqui..
Os fotopolimerizadores de luz halógena ‒ ditos convencionais devido ao seu largo uso ‒ são um tipo de aparelho que emite uma luz incandescente e é composto basicamente por uma lâmpada de filamento de tungstênio (bulbo e refletor), filtro, sistema de refrigeração (ventilação) e fibras ópticas para condução da luz.
Essa luz de cor azul que usamos, serve basicamente para iniciar uma reação química nos produtos que são utilizados pelo dentista. Na resina composta fotopolimerizável,ela serve para ativar uma reação química em cadeia (polimerização) na qual resulta no endurecimento da resina.
As lâmpadas dicroicas halógenas possuem filamento de tungstênio, normalmente envolvido por quartzo — diferentemente das lâmpadas comuns, em que o filamento fica livre. ... Quanto às lâmpadas de LED, por sua vez, a diferença reside no fato de que a lâmpada halógena possui uma potência superior e, portanto, gera mais calor.
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
Mistura o bicarbonato de sódio com sal e, na hora de usar o preparado, molhe a escova de dente na água morna. Então, escove os dentes suavemente por 2 minutos, passando o preparado por todos os dentes. Em seguida, você deve misturar a água oxigenada com o restante da água morna e bochechar por 1 minuto.