Atualmente, com a volta à regra dos 50 lances, dificilmente alguma partida entrará nesta lista, onde a partida mais longa com vitória é também a mais longa em duração (24h30).
A1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de pelo menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de pelo menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador.
Resposta: Em jogos que os jogadores tenham mais de uma hora de jogo, o ponteiro dos minutos pode passar mais de uma vez na flecha, mas o acerto do relógio é feito de tal forma que se o tempo do jogador terá terminado quando o ponteiro das horas estiver marcando 6 horas.
Pelas "regras" do xadrez, 50 jogadas sem capturas ou jogadas de peões resultarão em empate. Quando as únicas peças deixadas no tabuleiro são dois reis, ocorre um empate. Você também pode pedir ao outro jogador um empate ("Eu ofereço um empate").
Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.
Passos
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a dama, torre, bispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento.
Resposta. A peça mais poderosa no jogo de xadrez é a DAMA. Ela é a peça com maior mobilidade: é a junção da torre e do bispo em uma peça só. ... Por exemplo, um peão na sua casa original vale 1 ponto, já o peão na 7ª fileira, prestes a ser promovido, pode valer tanto quanto uma dama.
Cada um deles, em vez das dezesseis peças modernas, dispunha de oito peças que corriam as 64 casas do tabuleiro. Não existia ainda, por exemplo, a figura da rainha—hoje a peça mais poderosa do xadrez. ... No entanto, ao contrário do xadrez, o chaturanga dependia da sorte, pois a ordem das jogadas era definida pelos dados.
O roque é um movimento que protege o rei e ativa a torre ao mesmo tempo. É também o único movimento em que se pode mover mais de uma peça ao mesmo tempo.
Movimentos das peças
No roque, o Rei move-se saltando uma casa em direção à Torre, enquanto a Torre move-se para a casa que o Rei acaba de saltar. ... - o Rei não pode estar em xeque; - nenhuma das casas pelas quais o Rei passar ou ficar pode estar sob ataque; - as casas entre o Rei e a Torre devem estar desocupadas.
O roque é a única ocasião no xadrez em que duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não seja o cavalo move-se sobre outra peça! O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei!
Roque (xadrez)
Para realizar um roque, mova o rei duas casas para a direita para um pequeno roque, duas casas para a esquerda para um grande roque. - nem o rei, nem a torre devem ter deixado sua posição inicial.
No roque o rei anda duas casas em direção à torre e a torre pula o rei ficando ao seu lado. O roque grande é aquele que o rei anda em direção à torre mais distante. O roque pequeno é aquele em que o rei anda em direção à torre mais próxima.
Xeque: Colocar o rei sob ameaça de captura, na qual ele tem como escapar desta ameaça de três formas. ... Xeque-mate: Colocar o rei sob ameaça de captura, na qual ele não tem como escapar.
No início do jogo, o tabuleiro deve ser colocado entre os dois jogadores, de tal forma que a casa à direita de cada um seja branca. As fileiras um e dois devem ser ocupadas pelas peças brancas; as pretas ocupam a sétima e a oitava fileiras.
Existem três jogadas especiais de Xadrez: