Como funcionário público, o economista vai analisar as finanças e divulgar os resultados, gerando um grande impacto no ambiente político e social. Esse profissional pode atuar em seis diferentes áreas do setor público: assessoria geral, financiamento, orçamento, planejamento e análise da conjuntura econômica.
É sua responsabilidade criar planejamentos de ampliação que tenham como objetivo preservar tais patrimônios. Ele também é responsável por realizar análises e estudos de mercado para poder lidar com questões econômicas que sejam de escala nacional até internacional, visando tanto pequenas quanto grandes empresas.
O consumo é a principal função desse agente econômico. ... Um exemplo disso é o impacto sobre oferta e demanda, pois o consumo é um dos aspectos vitais para movimentar a economia.
Consideram-se agentes económicos os sujeitos (ou grupos de sujeitos) de um qualquer país que intervêm no seu circuito económico. Têm funções económicas diferentes (em termos de produção, consumo, investimento), estabelecendo entre si diversas relações de índole económica.
Um agente económico é toda a entidade com autonomia, capaz de realizar operações económicas e de deter valor económico. O agente económico pode ser uma família, uma empresa, uma instituição financeira ou até uma administração pública, tendo cada tipo de agente uma ou mais funções diferentes dos restantes agentes.
Os agentes econômicos estudados em microeconomia são os produtores, que, são todos aqueles que produzem algum bem e os agentes consumidores, que, são responsáveis pela demanda.
Agentes de mercado são as instituições e participantes, sejam públicos ou privados, que desempenham que atuam de alguma forma nos investimentos, negociações e atividades do mercado financeiro.