Olá! Poder tomar, pode, mas não vai ter o efeito desejável. A Dipirona tem várias apresentações além da ampola. Tem em gotas, comprimido, solução oral com sabor de tuti fruti, supositório.
Dipirona sódica pode ser diluída em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, uma vez que suas estabilidades são limitadas.
Ação do medicamento: A dipirona sódica solução injetável é um medicamento utilizado no tratamento das manifestações dolorosas e febre. Para todas as formas farmacêuticas, os efeitos analgésico e antipirético podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas.
Se for preciso ele solicitará o teste de provocação medicamentosa para confirmar o diagnóstico ou para poder indicar um outro remédio para você tomar com segurança. De um modo geral quem é alérgico a dipirona tolera bem paracetamol nas doses habituais, assim como celecoxibe e codeína para dor.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central.
Quando uma pessoa tem alergia a Dipirona, por reação cruzada pode apresentar reação alérgica a outros anti-inflamatórios não hormonais como: ibuprofeno, nimesulida, etc. No caso o Ciprofloxacino é um antibiótico. A chance de apresentar alergia a esse antibiótico é igual a de qualquer pessoa na população. Sem problemas.