EQST

Qual O Objetivo Da Portaria N 2048?

Qual o objetivo da Portaria nº 2048?

Basicamente, a Portaria 2048 de 2002 fala sobre o atendimento pré-hospitalar (APH) que nada mais é do que o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes.

Qual a importância da política de urgência no âmbito do SUS?

1. garantir a universalidade, eqüidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco- obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas (traumatismos não-intencionais, violências e suicídios); 2.

Como funciona a Força Nacional do SUS?

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

O que preconiza a Central de Regulação Médica das Urgências?

Os princípios constitucionais de respeito à dignidade da pessoa humana, de cidadania e de promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, devem presidir todas as ações da Regulação Médica das Urgências.

O que é um médico regulador?

É responsável pela racionalização e distribuição dentro do sistema, controlando a demanda dos pedidos, triando, classificando, detectando, distribuindo, prescrevendo e orientando, despachando e enfim, agindo para que o sistema funcione adequadamente.

São competências do médico regulador?

O médico regulador deve exercer a regulação médica do sistema, prestar assistência direta aos pacientes nas ambulâncias, quando indicado, realizando os atos médicos possíveis e necessários ao nível pré hospitalar.

O que é a vaga zero?

§ 1º A “vaga zero” é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências.

O que faz um Tarm?

Após ligar o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, conhecido como TARM, que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, ...

O que é atendimento Pré-hospitalar móvel?

O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas, ou mesmo à morte.

Qual é a finalidade do atendimento Pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH) O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).

Qual a função do atendimento Pré-hospitalar e quais os benefícios?

O atendimento pré-hospitalar (APH) é destinado às vítimas de trauma, violência urbana, mal súbito e distúrbios psiquiátricos. Visa estabilizar o paciente de forma eficaz, rápida e com equipe preparada para atuar em qualquer ambiente e remover o paciente para uma unidade hospitalar.

Qual o objetivo do atendimento de emergência?

O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas. É proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado. Imprevistos acontecem a todo instante e sempre corremos o risco de sofrer ou presenciar algum tipo de acidente.

Quais são os principais objetivos dos primeiros socorros?

O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas; é proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado.

Quanto ganha um APH?

No cargo de Enfermeiro APH se inicia ganhando R$ 2.