Parvovirose: tratamento caseiro com vinagre de maça Além de ser bom para infecções, o vinagre de maçã ajuda a restaurar danos produzidos no sistema digestivo, algo totalmente recomendável para casos de parvovírus canina.
A parvovirose canina é causada pelo parvovírus, um vírus muito resistente e capaz de provocar graves complicações gastrointestinais no cachorro. Em lugares internos e temperatura ambiente, o parvovírus pode sobreviver por cerca de dois meses e resistir a produtos de limpeza e desinfetantes.
Parvovirose tratamento
Como já dissemos, a maioria dos casos aparecem em cachorros com idades entre as 6 semanas e os 6 meses de idade, e a doença apresenta taxas de mortalidade bastante elevadas- cerca de 30%.
Quadro clínico. Tipicamente, a parvovirose provoca uma gastroenterite hemorrágica aguda, caracterizada por sangue nas fezes, vômitos e, em casos graves, vômito com sangue. A desidratação desenvolve-se rapidamente. Febre pode ser observada como consequência do próprio CPV ou por infecção bacteriana secundária.
A melhor forma de eliminar o vírus do ambiente é a utilização de hipoclorito de sódio (Cloro) na higienização. Clinicamente, é caracterizada por vômito, diarréia, anorexia, febre, panleucopenia e desidratação. O vírus é transmitido pela eliminação fecal e a porta de entrada é a via oral.
Parvovirose: o diagnóstico precoce é possível!
Como a parvovirose canina é transmitida? A parvovirose é transmitida por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção oculonasal ou contato direto com outros cães infectados.
O cachorro pode pegar cinomose, ou seja, ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção.
Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina.
Para te ajudar na tarefa de mantê-lo protegido, montamos um guia com informações sobre as principais categorias de vacina para cachorro.
Programa de Vacinação Sugerido Para Cães
A vacina para esses animais está disponível durante todo o ano, de forma gratuita, nos postos fixos localizados no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.
Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado, 12 - Secretaria da Saúde.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA.
Imunização ativa de animais saudáveis contra raiva em cães, gatos e ferrets. Posologia: 1 ml por dose. Administração: Injeção intramuscular ou subcutânea.
COMO EVITAR A DOENÇA: Vacine seu animal nas campanhas de vacinação: a partir dos primeiros meses de idade, todos os cães e gatos devem receber a vacina. O reforço deve ser feito anualmente.
As três são indispensáveis para a saúde do animal e das pessoas que convivem com ele. Os preços das vacinas para cachorros variam de acordo com a clínica veterinária, mas cada dose custa entre R$ 30 e R$ 100.