Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamento, pois não forçam as articulações e aqueles que possam favorecer o fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna.
Olá, Quem tem bico de papagaio e desgastes no pescoço deve evitar exercícios de alto impacto (saltos, quedas), pelo menos até melhorar a estabilidade local. Os melhores exercícios são aqueles que envolvem todo o corpo e como consequência melhoram o alinhamento da postura.
Para prevenir a dor de bico de papagaio, é preciso muito cuidado. Evitar carregar peso não só na terceira idade, mas ao longo da vida, além de manter sempre a postura corporal correta, ficar dentro do peso ideal e fazer exercícios regularmente. O tratamento varia de acordo com a intensidade da dor do paciente.
O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. Dormir de bruços deve ser evitado, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar como também acaba entortando o pescoço. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço.
De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.
Treinos aeróbicos Para quem já tem problemas de coluna, o ideal é passar longe de exercícios de alto impacto, como a corrida. Os mais recomendados são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. No entanto, se a pessoa tem uma complicação no cóccix, a bicicleta ergométrica já passa a não ser cogitada.
Exercícios abdominais Fortalecer o abdômen é essencial para quem tem problemas de coluna.
O fortalecimento muscular é essencial para quem pretende praticar ciclismo e já tem algum problema de coluna diagnosticado. Quem tem hérnia de disco precisa de um tratamento adequado, portanto, converse com seu especialista em coluna para que ele libere você para a prática do ciclismo.
Dor nas costas não é uma desculpa para não se movimentar! Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões.
Além de estabilidade de tronco e sustentação de postura, os abdominais ajudam a diminuir o estresse da coluna lombar. A partir de um abdome mais forte diminui a pressão da lombar – afirmou Jéssica.
Para quem sente dores nas articulações ou nas costas, pensar em seguir uma rotina de exercícios pode parecer assustador. Atividades mais suaves, porém, podem ser indicadas até nesses casos. Todos nós sabemos que mexer-se mais é essencial para a saúde.
Importante: se sentir dor nas costas, pare! Pode ser sinal de que os abdominais já não têm mais força e esforçam os das costas. Com o tempo e treino a resistência aumenta.
Quais exercícios físicos devem ser evitados por quem tem dores na coluna?
O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.
Alongamentos para coluna
Muitas pessoas acham que o agachamento não trabalha a lombar, mas ele exige bastante da região inferior das costas. Para você fazer o agachamento correto, tem de estar com essa musculatura forte, já que não se pode jogar o peso somente para os glúteos – essa atitude pode machucar as suas costas.
Músculos trabalhados
Pesquisas comprovam que 50% das contusões sofridas na musculação afetam a coluna lombar. Em menor número vêm dores musculares, tendinites e contraturas em diversas partes do corpo. Daí a importância de estar sempre atento aos movimentos, à respiração, carga e, principalmente, postura ao malhar.
E há diferença entre adquirir força e massa muscular. Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.
Não seja teimoso se o desconforto for muito intenso. Treinar muito dolorido pode deixar você exposto a uma lesão mais grave. "Tem que ir com calma, não pode forçar. Exagerar pode fazer com que uma microlesão natural se torne algo grave e o afaste da malhação por mais tempo do que só um dia", comenta Vilela.
"Treinei um monte e não senti minha musculatura doer no outro dia, será que não tive resultado?" Muitos de nós acreditamos que ficar dolorido após o treino é o único indicador de um treino foi eficaz. Mas, calma. Não ter dor muscular pós-treino não significa, necessariamente, que você não tenha treinado o suficiente.
Saiba Mais
Uma boa dica para verificar se o agachamento está sendo realizado corretamente é observar-se em um espelho. O ideal é fazer o exercício de lado para o espelho. Quando o exercício está sendo feito corretamente, deve-se sentir os músculos abdominais e das coxas trabalhando.