Qual O Mecanismo Envolvido Na Hepatotoxicidade Do Paracetamol?
Qual o mecanismo envolvido na hepatotoxicidade do paracetamol? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Qual o mecanismo envolvido na hepatotoxicidade do paracetamol?
A forma mais comum de hepatotoxicidade é a “overdose” (ingestão de doses superiores a 10 g em adultos e até 150 mg/ kg em crianças). O outro mecanismo é a situação de excessiva ativação do sistema citocromo P450 (CYP), resultante do uso de determinados medicamentos indutores enzimáticos e álcool crônico.
Qual é a fisiopatologia da toxicidade do fígado?
A lesão hepática induzida por toxina pode variar de um leve aumento nas concentrações de aminotransferases até insuficiência hepática fulminante com necrose hepática aguda. Outras manifestações possíveis incluem colestase, esteatose, cirrose, entre outras alterações.
Qual a correlação da hepatotoxicidade com o uso de medicamentos?
A hepatotoxicidade induzida por medicamentos corresponde à 2% dos casos de internação por icterícia, com desenvolvimento de dano hepático em 3-10% dos relatos de Reações Adversas a Medicamentos (RAM).
O que causa hepatotoxicidade?
A hepatotoxicidade (de toxicidade hepática) é um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas Pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causado por produtos químicos usados em laboratórios ou indústria, e substâncias químicas naturais, como as microcistinas.
Qual a fisiopatologia da icterícia?
Fisiopatologia. A maior parte da bilirrubina é produzida quando a hemoglobina é quebrada em bilirrubina indireta (e outras substâncias). Esta é ligada à albumina e transportada no plasma para o fígado, onde é captada pelos hepatócitos e conjugada com ácido glicurônico para se tornar hidrossolúvel.
Qual é o mecanismo de toxicidade do paracetamol?
Intoxicação pelo paracetamol pode causar gastrenterite horas após a ingestão e hepatotoxicidade em 1 a 3 dias. Após superdosagem, a gravidade da hepatotoxicidade é previsível pelos níveis de paracetamol no soro. O tratamento é feito com n-acetilcisteína, com a finalidade de prevenir ou minimizar a hepatotoxicidade.
Qual é o composto hepatotóxico formado pela biotransformação hepática do paracetamol?
Os efeitos hepatotóxicos do paracetamol são devidos a um metabolito alquilado menor (a imina N-acetil-p-benzoquinona) e não ao próprio paracetamol ou alguns dos seus metabolitos principais.
O que são drogas Hepatotoxicas?
Segundo Cano, Cifuentes e Amariles (2017), a hepatotoxicidade medicamentosa é o dano causado ao fígado por fármacos ou outras substâncias tóxicas que podem comprometer funções ou causarem lesões hepáticas.
Como evitar a hepatotoxicidade?
Medidas para tratamento das doenças hepáticas incluem controle da ingestão do álcool, e controle da ingestão de gorduras e açúcares. Uma alimentação saudável é um dos principais determinantes do estado nutricional adequado que pode prevenir as doenças hepáticas.
O que significa danos hepáticos?
A doença hepática pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado, tais como vírus e uso de álcool. A obesidade também está associada com danos no fígado. Com o tempo, os danos ao fígado pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida.
Como ocorre a fisiopatologia da hiperbilirrubinemia?
Hiperbilirrubinemia pode ser causada por um ou mais dos seguintes processos: Produção aumentada. Redução na captação hepática. Conjugação diminuída.
Como ocorre icterícia?
A icterícia é causada pelo excesso de bilirrubina, formada quando a hemoglobina (a parte dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio) é decomposta como parte do processo normal de reciclagem de glóbulos vermelhos velhos ou danificados.
Como é a morte devido ao paracetamol?
A morte é extremamente improvável, exceto se a pessoa tomar mais de quarenta comprimidos de 325 mg. Por essa razão, uma superdosagem de paracetamol que cause uma toxicidade séria geralmente não é acidental.
Por que o paracetamol é hepatotóxico?
O paracetamol desenvolve lesão hepática através de seu metabólito intermediário, resultante da biotransformação hepática. Normalmente, este metabólito reage com o grupamento sulfidril da glutationa e é excretado como mercapturato.
Qual é a estrutura química do paracetamol?
C8H9NO2
Paracetamol/Fórmula
Qual é a forma de excreção do fármaco paracetamol?
O paracetamol é eliminado do organismo sob a forma de conjugado glucoronídeo (45% a 60%) e conjugado sulfato (25% a 35%), tióis (5% a 10%), como metabólitos de cisteína e mercaptopurato e catecóis (3% a 6%), que são excretados na urina.