O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.
O grau superlativo do adjetivo feliz pode ser: a) Absoluto: muito feliz ou felicíssimo; b) Relativo: mais feliz ou menos feliz.
1) útil (...). O grau normal do adjetivo mostra que não há nenhuma intensidade. 2) Mais útil do que (...). O grau comparativo de superioridade do adjetivo mostra que a característica de um ser se destacar mais do que a do outro.
O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau máximo. ... Superlativo Absoluto: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada, sem relação com outros seres. Apresenta-se nas formas: Analítica: a intensificação se faz com o auxílio de palavras que dão ideia de intensidade (advérbios).
Este grau por sua vez se divide em grau comparativo de igualdade, destinado a estabelecer igualdade entre duas coisas ou pessoas; grau comparativo de inferioridade, que estabelece inferioridade numa relação comparativa, e o seu oposto, o grau comparativo de superioridade. ...