Nos alvéolos pulmonares ocorre a hematose pulmonar, na qual o alvéolo fornece oxigénio da respiração ao sangue e o sangue expele dióxido de carbono, vapor da água e outros gases tóxicos, que mais tarde será expelida, na expiração.
Alvéolos pulmonares são pequenas bolsas que constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório. Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios. Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo.
Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior.
O pulmão direito é maior que o esquerdo, sendo dividido em lobo superior, lobo médio e lobo inferior em virtude da presença de duas fissuras. O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior e outro inferior, em virtude da presença de apenas uma fissura.
O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).
Apesar de não ser possível recuperar a saúde do órgão, adotar hábitos saudáveis, como largar o cigarro, alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas, não apenas evitará que a doença progrida, mas também poderá ajudar a melhorar a capacidade de funcionamento de áreas não afetadas nos pulmões e a qualidade de ...
Como manter os seus pulmões saudáveis
Comece sua Low Carb orientada por profissionais!
Conheça métodos para respirar melhor
Guaco, hortelã e o alecrim também podem ajudar na defesa do sistema respiratório. “O limão é muito rico em vitamina C e em substâncias ativas, antibacterianas, anti-inflamatória e também com a ação expectorante”, afirma. Segundo Karin Honorato, o limão pode ser usado em saladas, na água e preparos de sucos.
Como controlar a crise de ansiedade?