bom para fio de 4mm os chuveiros de 5500w são o ideao para garantir uma boa instalação com disjuntor de 32a. Para se alimentar um chuveiro a fiação não pode trabalhar no top. por isso para um chuveiro ligado em 220V com fio de 4 mm. O ideal é 4500 / 4800W.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
Para simplificar raciocine dessa forma : Para chuveiros de 127v , usar fio de 10mm, para chuveiros de 220v usar fio de 6mm. Isso de uma forma geral lhe dará segurança independente do chuveiro independente da marca .
Bom dia, todos já responderam corretamente, fios de entrada de energia de residência, é primordial que tenha 10. mm. as demais distribuição deve se aplicar para chuveiro 6,00 mm.
Se você pegar 90 logo o Disjuntor de 32 esta ok para esse chuveiro. Mas o recomendado para esse tipo de chuveiro e um fio de 6mm pois menos que isso pode ocorrer aquecimento do fio e desarmar o disjuntor. O fio deve ser de 6mm.
Conectar os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica não é uma tarefa complicada. Afinal, cada fio deverá ser instalado de acordo com a sua cor. Sendo assim, o azul-claro é o fio neutro, o verde ou o amarelo é o fio terra e o vermelho, o preto ou o marrom é o fio fase.
O que fazer: Tanto a ducha como o chuveiro elétrico não possuem fios positivos ou negativos, ao serem alimentados pela energia fornecida pela concessionária de energia elétrica local.
Caixa organizadora. Uma maneira de esconder os cabos é colocar os eletrônicos que estão conectados na TV – como o receptor a cabo, roteador, DVD, entre outros – em bonitas caixas organizadoras. Para isso, deixe a parte fechada para a frente e abra um buraco do outro lado, que ficará virado para a parede.
Confira aqui 6 truques de como esconder fios elétricos
Você pode colocar uma cortina atrás da mesa ou móvel para esconder os fios e cabos, como dica extra, escolha um tecido com a mesma cor da pintura da parede em que o móvel se encontra. Ainda a mesa pode ter artifícios para esconder cabos ou outros objetos, através de um canal, entalhe ou compartimento com dobradiças.
Devem ser feitos rasgos na parede e deixar pontos de energia e alimentação nos locais exatos, fazendo com que os fios passem por dentro da parede por meio de eletrodutos embutidos, de preferência com seção retangular, o que facilita a passagem dos fios e tomada.
Ela é composta por duas partes de fácil instalação:
Lembre-se de cortar tiras bem fininhas e longas. Como dissemos no início do artigo, fitas adesivas não são fortes o suficiente para segurar cabos, por isso passe uma linha fina de cola em baixo da fita para que ela se reforce, isso fará com que os cabos fiquem firmes na parede.
Formas de decorar a parede com Cabos É possível fixar os fios na parede com presilhas, clipes, fitas autoadesivas dupla-face, washi tapes (fitas adesivas decorativas), cola vinílica, fixadores que podem ser de silicone ou rígidos (de plástico ou acrílico), entre outras formas.
Cabos embutidos A parede deve ser quebrada verticalmente, e os fios ficarão dentro de um cano de PVC. Depois, basta vedar e pintar a parede novamente. Caso você troque de televisão, é só puxar os fios e passar a fiação nova pelo buraco.
Como aumentar o comprimento de um lustre
Como instalar pendente: passo a passo
Como posicionar as luminárias pendentes Para conseguir centralizar, basta dividir a medida de distância entre elas por 2, e deixar essa medida em cada uma das pontas, até chegar nos pendentes. No caso da distância de 70cm entre cada peça, então, a medida que deve ser deixada em cada ponta é de 35cm (70 dividido por 2).
Passo a passo
Além disso, lembre-se que o pendente deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto. Para tal, se usarmos a média nacional da altura do pé-direito que é de 2,30 metros, é interessante colocar o pendente a uma altura de 2 metros a 2,10 metros do chão.
Onde posicionar os lustres para sala de estar e jantar?
Afinal, o pendente deve ajudar a compor a decoração e não roubar toda a atenção. A base dele deve estar sempre a uma distância entre 70 e 90 centímetros do tampo do móvel. Não se esqueça, também, de centralizar a luminária em relação à mesa. Se for utilizar mais de uma peça, é importante seguir a mesma regra.