O desbridamento, que também pode ser conhecido como debridamento, é um procedimento realizado para remover o tecido necrosado, morto, e infeccionado das feridas, melhorando a cicatrização e evitando que a infecção se espalhe para outros locais do corpo.
Cobrir com tecido limpo e molhado em água fria. Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
Também não é aconselhável a utilização de gelo sobre a queimadura, pois a área atingida fica mais sensível e o gelo só irá queimar a pele ainda mais. E nunca abafe a queimadura com curativos ou “band aid”, pois isso pode retardar a cicatrização e aumentar os riscos de inflamação.
Lavar imediatamente o local com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique totalmente limpa e livre de microrganismos. Após a limpeza, o ideal e fazer compressas frias nas primeiras horas e usar um bom creme hidratante para manter a queimadura hidratada.
Queimaduras de primeiro grau (leve) O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
Tome banho com o mínimo possível de sabonete. A pele possui uma flora de proteção, nós devíamos respeitá-la”, diz a dermatologista estética médica Iris Florio. Se tomar banho sem sabonete está fora de questão para você, o dermatologista Daniel Dziabas recomenda o uso de sabonete glicerinado.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Para combater a coceira e o desconforto de forma mais eficaz, pode-se aplicar toalhas frias ou tomar um banho gelado antes de passar algum creme nas regiões que ardem ou que estão vermelhas. O uso de compressas de gelo para resfriar a pele ou amenizar a coceira está contraindicado, pois pode piorar a queimadura.
A coceira ou prurido é normal e ocorre durante a formação da cicatriz. Evite ao máximo coçar,principalmente com as unhas para não infeccionar, use filtro solar (imprescindível) e só use pomadas ou quaisquer medicamentos no local se estes forem receitados por um médico,por favor.
Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
Indicações. A pomada de Nistadina + Óxido de Zinco é indicada para o tratamento da queimadura ligeira, assaduras, eczema, impetigo, psoríase, irritação leve da pele e escoriação.
Passa Queimalive! Em zonas muito afetadas como ombros, rosto, costas, pode-se usar pomadas como Queimalive® para dar conforto imediato. Sua composição ajuda muito a superar essa fase crítica e atenuar o desconforto. Loções corporais pós-sol em spray como Queimalive® Sun, refrescam e aliviam a dor da pele queimada.
Cada grama de Queimalive® pomada contém: Excipientes: petrolato branco, lanolina anidra, petrolato líquido e água purificada.