A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
Como será a Alfabetização com a BNCC?
A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita ...
Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. ... Diante dessa acepção, a multimodalidade discursiva abarca não só a linguagem verbal escrita, como também outros registros, tais como: a linguagem oral e gestual.
Os recursos multimodais podem ser evidenciados como aqueles meios em que mais de uma modalidade de expressão é empregada para que determinada informação possa ser transmitida. É o que podemos nota quando analisamos a união de uma linguagem não verbal aliada à linguagem verbal em um texto.
A escrita, nesses documentos, está imersa entre um amplo contingente de elementos imagéticos. Isso torna o texto multimodal ou multisemiótico.
São exemplos de textos multimodais: resumo, artigo de opinião e resenha. II. A multimodalidade está diretamente relacionada ao conceito de multiletramento. ... O "internetês" é um exemplo de linguagem que foi criada para ser escrita nos meios online, ou seja, é um texto multimodal.
Resposta: Can, could, may, should, ought to, might, must, e used to são os modais. Essas estruturas são muito utilizadas no inglês para dar sentido às frases. ... Apesar de parecerem semelhantes, a professora lembra que o emprego do verbo modal correto pode fazer toda a diferença em uma frase.