Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua ênfase na igualdade social e intelectualismo que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. O Cinema Novo se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil.
O Cinema Novo surgiu como uma resposta ao cinema tradicional que fazia sucesso nas bilheterias brasileiras no final da década de 1950, um cinema que basicamente se resumia a musicais, comédias e histórias épicas no estilo hollywoodiano, muitas vezes realizados com recursos de produtoras e distribuidoras estrangeiras.
Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. ... O Cinema Novo se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil.
O Cinema Novo é um gênero cinematográfico exclusivamente brasileiro que se estabeleceu no cenário áudio visual nacional na segunda metade do século XX, destacando-se por dar ênfase à igualdade social e ao intelectualismo.
Glauber Rocha
Resposta. A história do cinema no Brasil começa no final do século XIX, mais precisamente em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. ... Inicialmente o cinema era mudo, e somente na década de 1930 que surge o cinema falado.
Tem mais depois da publicidade ;) Tendo como grande princípio a máxima “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, essa nova geração de cineastas propôs deixar os obstáculos causados pela falta de recursos técnicos e financeiros em segundo plano.
The World, the Flesh and the Devil
Edward Raymond Turner
Até a descoberta do filme, dizia-se que técnica da película em cor, conhecida como Kinemacolor, surgiu pela primeira vez em 1906, quando fora patenteada. ... Em 1899, Turner tinha patenteado sua técnica, que fotografava imagens em preto e branco que depois eram captadas com filtros em azul, verde e vermelho.
O cinema com som surgiu em 1926 e o a cores na década de 1950. Porém, há registros de que foi encontrado um filme com cores datado entre 1901 e 1902 produzido por Edawrd Raymond Turner.
No dia 6 de outubro de 1927, o mundo do cinema sofreu um terremoto, fazendo com que nascesse uma nova linguagem, a do cinema sonoro. Naquele dia estreava em Nova York “O Cantor de Jazz” (The Jazz Singer), pioneiro no filme com som sincronizado.
6 de Outubro de 1927
Primeira Exibição Cinematográfica Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica".
A primeira exibição aconteceu em 1985, por Auguste e Luis Limièrie na França. Exibiram um documentário de curta metragem chamado "Sortie de L'usine Lumièrie à Lyon" (empregados deixando a fabrica Lumièrie) de 45 segundos de duração.
Em 1899, Turner tinha patenteado sua técnica, que fotografava imagens em preto e branco que depois eram captadas com filtros em azul, verde e vermelho. A chegada do som aos cinemas norte-americanos revolucionou a produção cinematográfica mundial.
"RGB" é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado pelos tons de Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV, computadores, mídias digitais, celulares em geral.
Na década de 60, grande parte da produção de filmes para o cinema vinha trocando o preto e branco pela cor. Quanto mais quente melhor (Some Like it Hot, 1959), porém, foi gravado em preto e branco por escolha. O diretor achou que se fosse a cores, a pele dos personagens ficaria esverdeada por causa da maquiagem.
O roteirista cinematográfico ou televisivo normalmente elabora o roteiro a partir do argumento, transformando esta ideia em um texto estruturado com diálogos e cenas, pronto para ser filmado. Este profissional pode desenvolver sua criação a partir de uma narrativa original ou adaptar uma determinada obra.
O roteirista é o profissional responsável por criar ou adaptar uma história para o audiovisual. Seu trabalho depende muito do projeto em que está envolvido, sendo que este pode ser um filme de ficção, documentário, uma série, um curta, dentre outros.